Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Palavra do presidente
Guarulhos paga os erros do passado

Entre os anos 60 e 80, o Brasil viveu grandes mudanças. O País, que era rural, se urbanizou a toque de caixa. Um dos resultados dessa urbanização forçada foi a migração em massa, com o inchaço das grandes cidades, sem planejamento, sem infraestrutura, sem respeito às pessoas, principalmente às mais pobres.

Guarulhos é produto dessa anarquia. Cresceu sem planejamento, sofreu desmandos administrativos e não investiu em infraestrutura.

E hoje todos os setores da cidade refletem esse acúmulo de problemas. Mas é no trânsito que a situação é mais clamorosa: o deslocamento em Guarulhos virou um castigo e no Centro da cidade o trânsito é um caos.

O que fazer? Há duas saídas: planejamento e investimento. Mas são remédios caros, porque planejamento urbano, mudanças nas vias, alterações viárias e obras requerem muito dinheiro. Dinheiro que a Prefeitura, por maior que seja, não tem o bastante.

O remédio é buscar recursos nos governos do Estado e da União, por meio da pressão e da gestão política. Mas, para isso, a cidade precisaria ter mais representantes eleitos ou cidadãos colocados em postos-chaves da máquina pública. E isso Guarulhos não tem, pelo menos não tem o suficiente.

Demora - Quando se fala em obra, além do custo, há que se contar o tempo. Por exemplo: nós, do Sindicato dos Metalúrgicos, reivindicamos e protestamos 25 anos para conseguir uma passarela na Dutra, altura da Yamaha e da NEC. Estamos, há anos, tentando outra, no km 207, em frente à Modine.

Guarulhos será beneficiada com a conclusão da Jacu-Pêssego e do Rodoanel Norte. Mas isso terá pouco impacto no ponto nevrálgico, que é a região central, onde muitas obras - e caras - precisarão ser feitas.

A garantia efetiva do deslocamento - de pessoas, de veículos, de bens e serviços - é um dos grandes desafios atuais em nossa cidade. É problema coletivo, que, portanto, requer solução coletiva. A urgência convoca todos - empresários, trabalhadores, líderes comunitários, políticos e gestores – a enfrentar, de forma organizada e articulada, esse desafio.

Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 6 de abril.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail: pereira@metalurgico.org.br

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email