Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Palavra do presidente
Nosso 1º de Maio será em Guarulhos

Este ano, o Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região volta a realizar a festa do 1º de Maio em Guarulhos. Será no Taboão, junto à Praça 8 de Dezembro.

A notícia de que, em vez de irmos à Zona Oeste, em São Paulo, faremos a festa aqui na cidade repercutiu muito bem junto à nossa base.

Para os metalúrgicos e suas famílias, é mais cômodo, rápido, seguro e barato ir a uma festa na própria cidade.

No passado, os atos do 1º de Maio eram marcados por lutas e palavras de ordem ideológicas. Isso mudou. Sem desrespeitar o peso histórico da data (que marca as grandes lutas trabalhistas), o 1º de Maio foi adquirindo um caráter mais festivo e de confraternização.

Essa mudança, iniciada pela Força Sindical e depois seguida pelas demais Centrais, fez o 1º de Maio crescer. Este ano, em todo o Brasil, haverá mais de 200 atos do Dia do Trabalho. Teremos, portanto, eventos para milhões de pessoas.

Outra faceta dos atos é a variedade. As Festas do Trabalhador reúnem artistas dos mais diferentes estilos. O palanque político (afinal, a data tem forte herança política) também é amplo, reunindo governantes, parlamentares e ídolos de todos os matizes.

Parceiros - Registro que o 1º de Maio Metalúrgico tem parceiros importantes, como Prefeitura, Secretaria de Cultura, Guarda Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, todos buscando garantir uma festa segura e pacífica.

Tema - Nosso 1º de Maio tem um tema: “Desenvolvimento com inclusão social e trabalho decente”. Ou seja, nosso ato repercute as grandes bandeiras unitárias sindicais atuais e acrescenta nossa marca, que é a questão do trabalho decente. Por trabalho decente entende-se pleno respeito à condição trabalhadora e cidadã. Em síntese, significa respeito à dignidade humana.

Comunidade - Embora nossa festa seja 1º de Maio dos Metalúrgicos, ela é aberta a todas as categorias profissionais e à coletividade. Por isso, faço aqui o convite à Festa do Trabalhador no Taboão a todos os que gostam de música e diversão, num ambiente de segurança e paz.

José Pereira dos Santos, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região. Meu e-mail: pereira@metalurgico.org.br

Site - Eu, como muitos de vocês, estou aprendendo a usar a internet e descobrindo sua impressionante utilidade. Passarei, portanto, a recomendar sites e blogs interessantes. Começarei pelo site do Sindicato: www.metalurgico.org.br

Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 20 de abril.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail: pereira@metalurgico.org.br

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email