Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Palavra do presidente
Movimento sindical agrega

Tivemos um final de semana de muita atividade sindical. Em Guarulhos e em todo o Brasil. Aqui, na cidade, houve dois eventos de peso no setor metalúrgico.

O primeiro foi dia 30, quando comemoramos 48 anos de fundação do nosso Sindicato. Tivemos, além da companhia dos sócios metalúrgicos, a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, que fez questão de vir a Guarulhos participar do nosso evento. Registro também, entre outras, as presenças do prefeito Almeida, do deputado federal e presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva (Paulinho), da deputada Janete Pietá e do secretário do Emprego e Relações do Trabalho do Estado, Davi Zaia.

O outro evento, de massa, foi no domingo, com o 1º de Maio realizado pelo nosso Sindicato, no Taboão. O evento, que reuniu 30 mil pessoas, propiciou um dia de música e festa para milhares. E o ato reafirmou nossas bandeiras, como redução da jornada para 40 horas, fim do Fator Previdenciário, aumento real para os salários e trabalho decente. O Sindicato acertou ao realizar o 1º de Maio aqui na cidade, aberto a toda a coletividade.

Um outro fato marcante foi o 1º de Maio das Centrais. Em São Paulo, o ato da Força Sindical, e outras quatro Centrais, reuniu um milhão de pessoas, que referendaram a Agenda Unitária aprovada na Conclat 2010. O ato também teve forte peso político, com ministros de Estado, governador e outros líderes políticos.

Fiz questão de descrever esses três eventos para mostrar o poder agregador do movimento sindical. Juntar gente, e muita gente, num ambiente pacífico, não é fácil. Portanto, quando isso ocorre merece nosso louvor. A população também ajudou comparecendo em massa, sem que houvesse o registro de qualquer incidente.

Juntar gente para comemorar e festejar é importante. Mas, mais importante ainda, é juntar gente em torno de ideias e de ideais. E foi isso que fizemos, na festa do dia 30 e em nosso 1º de Maio, bem como ocorreu nos demais atos do Dia do Trabalho pelo Brasil. Registro que esses atos todos marcam, também, o início do que chamamos pós-1º de Maio. A partir de agora, o movimento sindical vai levar de volta às ruas e fábricas, com força, as bandeiras das 40 horas, do combate às terceirizações abusivas, do fim do fator previdenciário e outros itens da nossa Agenda Unitária.

Vamos mobilizar as bases em torno dessas ideias e desses ideais. E pedimos apoio de todos os que também buscam um Brasil mais justo e com distribuição de renda.

Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 4 de maio.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail: pereira@metalurgico.org.br

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email