Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Palavra do presidente
Avanços da mulher farão um mundo melhor 

Na semana passada, por ocasião do Dia das Mães, o Sindicato realizou dois atos em homenagem às trabalhadoras. O primeiro aconteceu na subsede, em Mairiporã; o segundo, em Guarulhos, na nossa antiga sede.

Mais que homenagens, esses atos têm a finalidade de reafirmar nosso compromisso, permanente, com a valorização da mulher.

A emancipação feminina, com a conquista crescente de direitos e garantias para a mulher, é sem dúvida uma das marcas da evolução do nosso tempo.

A época em que a mulher dependia do homem, ou era mera serviçal doméstica, vai ficando para trás. Os próprios partidos políticos perceberam essa mudança e já abrem em suas direções espaço para a mulher, bem como asseguram cotas nas candidaturas. A própria eleição de Dilma à Presidência mostra esse avanço.

No movimento sindical, a mulher também amplia espaços. Não há ainda nas direções quantidade de trabalhadoras proporcional à sua presença na base. Mas a atuação feminina cresce no sindicalismo.

Porém, esses avanços ainda estão longe de se constituir em força efetiva. Por isso, pelo fato de a mulher ainda não estar suficientemente organizada, acontecem problemas de assédio e discriminação em muitos locais de trabalho.

Penso que uma das piores formas de discriminação é a salarial. O próprio Dieese tem mostrado que a mulher, na mesma função que o homem e com escolaridade maior, ainda assim recebe salário menor.

Quando olhamos para dentro das empresas, poucas vezes vemos mulheres em cargos de direção e chefia. O alto comando do capital ainda é esmagadoramente masculino.

Licença - Nosso Sindicato busca avanços. No ano passado, nas negociações coletivas, conseguimos estender a licença-maternidade de 120 para 180 dias em dois grupos empresariais, beneficiando grande número de metalúrgicas. Outra bandeira, que, se atendida, contemplará principalmente a mulher, é a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas, sem redução salarial. A mulher, que quase sempre tem dupla jornada, será a maior beneficiada com a redução.

O mundo não pode ser dividido de um lado o homem, de outro a mulher. Mas, sem dúvida, será melhor se a mulher puder estudar, trabalhar e evoluir em paz, somando forças na construção de um mundo mais justo e fraterno. Aí nós, homens e mulheres, seremos mais felizes.

Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 18 de maio.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail: pereira@metalurgico.org.br

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email