Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Saúde enquanto prioridade máxima

A Câmara dos Deputados vai votar a Emenda 29, do Poder Executivo. A Emenda, se não resolve todos os problemas do setor, pelo menos estabelece parâmetros e fixa um padrão de investimentos em saúde. Estados teriam de investir pelo menos 12% de seus orçamentos, enquanto a taxa dos municípios ficaria em 15%.

A situação dos investimentos públicos em saúde, hoje, não é das melhores. Muito pelo contrário. Atualmente, há Estados que incluem nos gastos com saúde verbas do pagamento de aposentadorias e mesmo despesas com restaurante populares, e mesmo assim investem pouco.

Com a aprovação da Emenda 29, as responsabilidades ficariam mais claras, limpando da contabilidade da saúde despesas que nada têm a ver com o setor. Por outro lado, a Emenda abriria a possibilidade de serem lançadas despesas com investimentos em saneamento básico, remuneração dos Servidores e formação profissional do pessoal integrante da rede SUS.

No momento em que a matéria aguarda voto, seria interessante saber o que pensam os deputados paulistas e, mais importante ainda, de que maneira devem votar nossos representantes por Guarulhos na Câmara dos Deputados.

Sugiro que o movimento sindical busque influir no voto dos nossos representantes. Aliás, seria bom estarmos mais presentes também no Conselho Municipal de Saúde, levando as reivindicações dos trabalhadores e colaborando com o aperfeiçoamento dos serviços prestados pelo município.

Reivindicações - Por falar em saúde, chamo atenção para a mobilização dos Servidores Municipais, que fazem assembleia nesta quarta, reivindicando melhoria salarial e redução da jornada. Todos os segmentos do funcionalismo são importantes, mas a saúde é absolutamente fundamental, principalmente para a população mais carente. A valorização dos Servidores seria uma forma fortalecer, efetivamente, a rede municipal de saúde.

Governos - Não é justo, contudo, deixar toda a responsabilidade nas costas do município. Os governos do Estado e da União precisam ser mais presentes, por meio de políticas e principalmente com investimentos.

Guarulhos está avançando na questão saúde, cuja situação já foi muito pior. Eu destaco, especialmente na gestão atual, os investimentos em saneamento básico. Mas ainda estamos muito longe do patamar necessário e de dispor de uma rede municipal à altura da cidade e da necessidade de nosso povo.

Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 29 de junho.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail: pereira@metalurgico.org.br

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email