Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Mobilização trabalhista e também patriótica

O movimento sindical brasileiro sempre participou da vida nacional. Essa participação, que tem como foco as demandas trabalhistas urgentes, jamais deixou de lado os grandes temas de interesse da Nação.

A própria pauta sindical, agora unificada sob comando das Centrais, extrapola a questão trabalhista. Ela é mais ampla e aponta para um projeto nacional de desenvolvimento, com soberania, distribuição de renda e inclusão social.

É esta pauta que volta agora por meio de grandes manifestações que o movimento sindical está retomando. Hoje mesmo, dia 6, haverá atos em todo o Brasil. Haverá outros atos na sequência, culminando com uma grande passeata, dia 3 de agosto, na Avenida Paulista, São Paulo.

O que querem os trabalhadores? Queremos um novo padrão nas relações capital-trabalho, ou seja, queremos trabalho decente. Por isso, pleiteamos redução da jornada para 40 horas, combate às terceirizações abusivas, entre outros temas. Ora, se o Brasil já tem economia de Primeiro Mundo, não há por que as relações trabalhistas continuarem defasadas e no atraso.

Precisamos avançar. Já fizemos uma reunião com a bancada paulista de deputados federais, em São Paulo, dia 17 de junho, expondo nossas reivindicações. Queremos que as matérias de interesse dos trabalhadores sejam votadas. Queremos avançar para um novo patamar de direitos e garantias, que ajudem a melhorar, efetivamente, a vida da grande população trabalhadora brasileira.

A jornada de grandes manifestações públicas tem uma referência concreta: é a Agenda Unitária da Classe Trabalhadora aprovada na Conclat 2010 e entregue aos então candidatos à Presidência da Republica. Esta Agenda está, agora, sendo levada para dentro do Congresso Nacional, onde estamos dialogando com todos os parlamentares, de todos os partidos.

Nação - O movimento sindical é o segmento mais forte do chamado movimento social. O sindicalismo tem história, representatividade e meios de levar adiante nossas propostas, reivindicações e nossa pauta. Queremos um Brasil com desenvolvimento, emprego, ético, leis justas e inclusão social.

O Sindicato onde eu atuo, que é o dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região, está integrado a essa grande mobilização, trabalhista e patriótica.

Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 6 de julho.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail: pereira@metalurgico.org.br

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email