Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

Artigo do Pereira - Jornal Guarulhos Hoje

Aumentos reais ajudam o Brasil

Nas últimas décadas, o Brasil conseguiu grandes avanços e conquistas. Um dos avanços mais importantes foi o restabelecimento da democracia e a promulgação de uma Constituição socialmente avançada. E entre nossas conquistas se destaca o controle da inflação.

Hoje, em sã consciência ninguém fica contra a democracia. Também, não há ninguém que defenda a volta da inflação.

O movimento sindical, que esteve na linha de frente da luta pela redemocratização do País e contra a carestia, defende, mais do que ninguém, essas conquistas históricas.

Digo tudo isso para fazer frente a certos argumentos lançados pela grande imprensa a respeito da suposta relação aumento de salário e inflação. Para certos segmentos da mídia, os salários não podem crescer para não alimentar a inflação.

Nada mais falso. Recentemente, o Dieese apresentou em nosso Sindicato um estudo (chamado Nota Técnica) mostrando o comportamento da inflação. E sabe quais componentes tiveram aumento maior e, portanto, viés inflacionário? Justamente os preços e tarifas controlados pelo governo.

No estudo do Dieese, em nenhum momento, a questão aumento de salário surge relacionada ao repique inflacionário de meses atrás. Repique, aliás, que já refluiu, mantendo o custo de vida dentro da margem tolerável.

Eu me lembro da inflação galopante no final dos anos 80 e começo dos 90. O presidente Sarney, por exemplo, deixou o governo com uma inflação acima de 80% ao mês. E o que acontecia com os salários naquela época? Eram violentamente arrochados. Ou seja, o período de maior alta do custo de vida coincide com o período de maior arrocho nos salários.

Problemas - O Brasil tem uma carga tributária pesada e injusta. Somos o país com a taxa de juros mais alta do mundo. Nosso País tem graves problemas de corrupção. Isso, sim, é custo Brasil. Isso, sim, torna a vida mais difícil e mais cara.

Jogar a culpa nos aumentos reais de salário é deslocar o foco da questão. Aliás, a relação salário-PIB ainda é muito baixa no Brasil. Portanto, temos o desafio de elevar a participação da renda salarial na renda nacional. E para isso os aumentos reais de salário são absolutamente fundamentais.

Mais salário, mais renda, mais mercado interno: é disso que o Brasil precisa.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail: pereira@metalurgico.org.br

Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 20 de julho.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email