Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Trabalho decente e ação política


Na última coluna, dia 24, fiz dois convites neste espaço. Um para o lançamento da Cartilha do Trabalho Decente e outro para a prestação de contas do mandato pelo prefeito Sebastião Almeida. Os dois eventos promovidos por nosso Sindicato e ambos no dia 25.

Quero, agora, dar conta dos dois fatos, que considero muito relevantes.

O lançamento da Cartilha, editada pelo Sindicato, levou cerca de 200 pessoas à nossa sede, reunindo trabalhadores da base, sindicalistas de 12 entidades, empresas, autoridades e a imprensa. Na minha fala manifestei a posição firme do nosso Sindicato: mais que trabalho decente, lutamos por vida decente para os trabalhadores e o nosso povo.

Também foi muito importante a presença do prefeito Almeida em nossa sede, ele que já foi metalúrgico. Em sua fala, Almeida relacionou obras, destacou medidas administrativas e anunciou um amplo leque de realizações que, se consumadas, trarão ganhos reais para a qualidade de vida da nossa cidade.

Os dois eventos, um marcadamente sindical e outro político, fortalecem o conceito de sindicalismo-cidadão de nossa entidade. Ou seja, de que o sindicalismo pode combinar atuação trabalhista com ação política. Penso que a ida de um prefeito a uma entidade de trabalhadores, prestando contas do mandato, também mostra a qualidade da nossa democracia.

Cristóvam - Quero anunciar, em primeira mão, que acabo de vir de Brasília, onde me reuni com o grande educador e notável senador trabalhista, Cristóvam Buarque. O objetivo da visita foi levar convite do Sindicato para que Cristóvam seja o palestrante do próximo Encontro da Juventude Metalúrgica, que devemos realizar em novembro, cujo tema será Educação – caminho para a cidadania.

Dilma - Na mesma data em que estive com o senador, acontecia em Brasília reunião entre as Centrais Sindicais e a presidente da República Dilma Rousseff. Sem entrar no mérito do que foi discutido, saúdo esse fato como um sinal efetivo da vitalidade de nossa democracia. Não é comum, como se sabe, chefes de Estado e mandatários em geral receberem delegações sindicais em momentos distantes do período eleitoral.

Programa - Quero, por fim agradecer as manifestações favoráveis ao programa ‘A Voz do Trabalhador’, que venho apresentando semanalmente, na TV Cantareira. Os apoios e as observações nos ajudam a aperfeiçoar o programa, que pretendo seja tribuna livre de debate das questões de efetivo interesse público.

Obrigado a todos e até a próxima quarta-feira.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail: pereira@metalurgico.org.br

Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 31 de agosto.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email