Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Balanço positivo


Este é o último artigo de 2011. Quero aproveitar para fazer os merecidos agradecimentos. Agradeço, primeiro, ao jornal Guarulhos Hoje, por acolher minha opinião, sem qualquer exigência ou condição. Agradeço aos leitores, que me acompanham toda quarta-feira. E agradeço, principalmente, os amigos que leem a coluna e discutem comigo os temas abordados.

Penso que 2011 foi um ano bom para os guarulhenses e os brasileiros em geral. Nossa cidade cresceu, como cresceram também os investimentos locais em saneamento básico e em educação. Nossos trabalhadores, e eu falo principalmente dos metalúrgicos, fecharam o ano com aumento real de salários e mais direitos. Foi, ainda, um ano próspero para o Sindicato, que investiu e ampliou o patrimônio de lazer da categoria.

O Brasil, apesar da forte crise internacional, conseguiu avançar e crescer, embora em taxa modesta e abaixo do necessário para promover crescimento com inclusão social no nível que o País precisa. Registro como fatos muito positivos a redução da taxa de juros, as medidas econômicas do governo visando preservar a indústria nacional e nossa economia e também a garantia de aumento real para o salário mínimo.

Mas o ano não acabou. Nesta terça-feira,  dia 20, estivemos junto com sindicalistas e aposentados da Força Sindical em reunião com o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, para debater o reajuste de 11,7%, reivindicado pelos aposentados que recebem benefício acima do salário mínimo e o fim do fator previdenciário. E vmos manter a mobilização para garantir o reajuste.

O reconhecimento de que 2011 foi um ano positivo não tira nossa apreensão frente ao que vem por aí. A persistência da crise mundial, que tem foco na Europa, sinaliza que teremos problemas pela frente. Isso acende o sinal amarelo e indica que precisaremos mobilizar esforços no rumo do crescimento, afastando qualquer possibilidade de retração na economia.

As perspectivas brasileiras, principalmente em razão dos amplos investimentos públicos e das obras para a Copa do Mundo, são boas. Mas certos setores da indústria, por exemplo, alegando que já sentem o impacto da diminuição da atividade econômica, ameaçam demitir. E demissão é tudo o que devemos evitar.

Eleições - Não se pode falar de 2012 sem levar em conta o calendário eleitoral. Teremos, em todas as cidades, eleições para prefeito e vereador. São eleições muito importantes. Afinal, é no município que vive o cidadão.

Durante o próximo ano, esta minha coluna abordará, sempre que necessário, as eleições municipais. Não estaremos alinhados a candidaturas, mas sim defendendo princípios e procurando levar a reflexão aos eleitores, amigos e leitores.

Um Natal de paz a todos. Saúde e prosperidade no Ano Novo.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail: pereira@metalurgico.org.br

Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 21 de dezembro.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email