Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Dilma vai bem
Mas pode melhorar


A pesquisa do Instituto Datafolha, publicada domingo último (22/1), mostra que a presidente Dilma Rousseff tem alta aceitação. Dilma detém o maior índice de aprovação de um Presidente brasileiro ao final de seu primeiro ano de governo.

A análise dos itens da pesquisa mostra que a população aprova a seriedade, a dedicação, a competência e a honestidade da nossa Presidente.

Isso é muito bom. Imagine se tivéssemos uma Presidente com baixa aprovação, tendo de enfrentar as incertezas da economia e as ameaças da crise que afeta a Europa. Seria muito complicado.

Penso que a aprovação de Dilma também mostra um fato importante, que é a imposição de um estilo próprio de governar. A Presidente indica que tem luz própria. Ela cortou o cordão umbilical com Lula e o povo brasileiro entendeu.

Mas nem tudo é um mar de rosas. Há demandas que estão represadas há muito tempo, esperando uma ação mais efetiva por parte do governo federal. Por exemplo:

Saúde - A presidente Dilma precisa mobilizar mais esforços e recursos para a saúde pública, fortalecendo o SUS e propiciando um atendimento eficiente e humano à população.

Indústria - Outra questão grave é a da desindustrialização. O Brasil precisa ampliar a base industrial construída lá atrás, com muito sacrifício, por Getúlio Vargas. É importante exportar minérios e grãos. Mas valeria muito mais exportar produtos acabados, com alto valor agregado.

Qualificação profissional - Há um desafio urgente, que é a qualificação da nossa mão de obra. O brasileiro é trabalhador e criativo. Porém, agregaria muito mais produtividade se tivesse preparo técnico e um grau de educação mais elevado.

Não quero aqui estragar o clima favorável à nossa Presidente. Mas penso que é meu dever, enquanto cidadão e sindicalista, apontar o que pode, deve e precisa ser feito.

Reformas - Com o apoio da sociedade, mostrada na pesquisa, e ampla maioria no Congresso Nacional, nossa Presidente não pode perder a oportunidade de fazer as reformas política, tributária e fiscal, que são fundamentais para o País.

Ficaria feliz que Dilma abraçasse essas prioridades e numa próxima enquete do Datafolha surgisse com uma aprovação ainda maior.

Parabéns, São Paulo - Dia 25, nossa Capital completa 458 anos. Cidade pujante, generosa e repleta de oportunidades, São Paulo é um dos orgulhos do Brasil.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail: pereira@metalurgico.org.br

Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 25 de janeiro.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email