Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Melhorar Cumbica!


O Jornal Sindical que está sendo distribuído nas fábricas traz de manchete o bairro de Cumbica. Além da chamada de capa, o jornal publica matérias nas páginas centrais mostrando as más condições da região: ruas sem asfalto, buracos, água empoçada no meio da rua, trânsito caótico, insegurança e outros problemas. A reportagem também entrevista moradores, trabalhadores e empresários. A reclamação é geral.

A região de Cumbica, como se sabe, tem a maior concentração industrial de Guarulhos e produz grande parte da riqueza produzida na cidade. Produz riquezas, mas recebe pouco em troca. Por isso, há anos amarga uma situação precária, sem infraestrutura, que prejudica não só os investidores: traz problemas também para moradores e operários.

Ao dar esse destaque para os problemas de Cumbica, nosso Sindicato quer lançar um grito de alerta às autoridades, chamando atenção para a necessidade, urgente, de obras e investimentos. Até porque há empresas saindo do bairro para cidades vizinhas, onde encontram condições mais adequadas.

Desindustrialização - Aqui neste espaço mesmo, mais de uma vez, chamei atenção para o risco de desindustrialização no País, tendo em vista a guerra cambial promovida pelos países ricos, que desvalorizam o dólar a fim de favorecer suas exportações. Também alertei para a urgência de providências contra a enxurrada de importações.

Entendo, porém, que alguma coisa pode ser feita em nosso bairro, em nossa cidade, sem ficarmos só dependendo do governo federal. No caso, alguma coisa pode - e deve - ser feita em Cumbica. Investir ali e fazer obras públicas ali significa defender, na prática, a produção, a indústria e nossos empregos.

Na mesma edição do Jornal Sindical, duas páginas repercutem nosso Seminário de Avaliação e Planejamento feito em meados de fevereiro. A matéria reafirma a tomada de posição do Seminário de ampliar conquistas nas fábricas e buscar melhorias nos bairros. Portanto, o destaque dado a Cumbica vem cumprir o que o Seminário debateu e decidiu.

Dilma - Registro que hoje, 14, a presidente da República deve se reunir com as Centrais Sindicais. Na agenda, itens como jornada de 40 horas semanais e fim do fator previdenciário, que achata aposentadorias. Outro tema, com toda certeza, será o pedido de medidas que fortaleçam a produção, valorizem nossa indústria e preservem os empregos. Esperamos que Dilma ouça, compreenda e tome as medidas necessárias.

Em Cumbica ou em Brasília, o sindicalismo se faz presente, buscando um Brasil melhor.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail: pereira@metalurgico.org.br

Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 14 de março.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email