Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Lições da nossa
própria história

O movimento sindical é presente em todo o território nacional. Na cidade, no campo e no Litoral, a presença sindical é efetiva, defendendo as categorias e buscando melhorias para a sociedade.
 
Mais que parceiro da história, o sindicalismo é agente ativo do processo histórico. E se há uma categoria efetivamente participativa é a metalúrgica.
 
Por isso, ao completar 49 anos dia 30 de abril, temos o que contar, lembrar, valorizar e comemorar. De 1963, fundação do Sindicato, para cá, o Brasil mudou e o mundo viveu profundas modificações. E nós, metalúrgicos, estivemos o tempo todo na linha de frente desse processo.
 
Nosso Sindicato nasceu na democracia (governo Jango), foi abalado pelo golpe de Estado em abril de 1964, sofremos intervenção, a diretoria foi cassada, passamos por grandes dificuldades, mas sempre lutando por dias melhores.
 
Por isso, até hoje, passado quase meio século, a diretoria mantém acesa a chama do ideal dos nossos fundadores, que ousaram se organizar e proporcionar a Guarulhos e região uma entidade própria, autônoma e combativa.
 
Eu poderia falar aqui das agruras da ditadura, do arrocho salarial, da repressão, das lutas pela redemocratização, do combate à carestia, da reconquista da democracia, dos avanços na Assembleia Constituinte, do fora-Collor, da resistência ao neoliberalismo, da conquista de aumentos reais, da legalização das Centrais, entre outros eventos importantes.
 
Esse conjunto amplo de ações mostra que aquele Sindicato nascido há 49 anos, tendo como primeiro presidente o companheiro José Mathias, cresceu e se consolidou.
 
Hoje, somos presentes nas fábricas, nas lutas sociais e nas ações políticas em Brasília.
 
Reproduzo aqui fala de Edmilson Felipe Nery, um dos nossos ex-presidentes, aos jovens metalúrgicos: “Todo o patrimônio, todos os direitos, todos os serviços colocados à disposição da categoria foram resultado de muito trabalho e muita luta das diretorias e da categoria. Por isso, é importante conhecer e respeitar a própria história”.
 
Presidentes - Já presidiram nosso Sindicato os companheiros José Mathias, Joaquim dos Santos Andrade, Vicente Gonçalves, Arnaldo Paixão, Edmilson Nery, Francisco Cardoso Filho (Chicão) e este colunista, José Pereira dos Santos.
 
Parabéns, metalúrgicos.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com

Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 2 de maio.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email