Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Praças e esquinas ocupadas

No ambiente urbano, tenso e poluído, as praças são uma espécie de pulmão verde, além de locais para descanso, lazer e descontração dos cidadãos.

Em São Paulo, recentemente, a Prefeitura passou a instalar equipamentos de ginástica, visando beneficiar principalmente o público de terceira idade, que, geralmente, é quem mais utiliza esses espaços públicos.

Mas, para que isso aconteça, primeiro é preciso que existam praças, o que não é o caso de Guarulhos, onde o número desses espaços é pequeno em relação ao tamanho da cidade e da população. Segundo, as praças precisam ser atraentes, conservadas e seguras, coisa que também não ocorre em nossa cidade.

Quem anda por Guarulhos vê, a cada dia, aumentar o número de mendigos e de pessoas, inclusive crianças, pedindo nos faróis. E várias praças da cidade viraram local improvisado de moradia de pessoas sem-teto.

Entre esse contingente socialmente excluído, percebe-se, também, e com frequência, a presença de muitos dependentes químicos. São seres humanos abandonados à própria sorte, sem o devido amparo do poder público, que é, na prática, quem deveria dar suporte, guarida e propiciar atendimento médico, social e psicológico.

Até hoje, Guarulhos não dispõe de um Centro de Reabilitação de Dependentes, deixando, assim, de prestar um importante serviço público de saúde e de cuidar da recuperação dessas pessoas.

Quero deixar claro que não vejo nos mendigos uma ameaça. Sei que se trata de um problema social. Mas problema social mal-resolvido pode estimular o tráfico, o consumo de drogas, os assaltos e a violência.

É claro que os candidatos a prefeito de nossa cidade, a essa altura, estão debruçados sobre números, estatísticas e planejamento da própria campanha e de seus planos de governo.

Espero, sinceramente, que, além de números, projetos e boas intenções, eles olhem para a questão social e apresentem propostas de amparo, proteção e reabilitação das pessoas que vivem nas ruas e praças, dando atenção especial às crianças e aos idosos.

Guarulhos, cidade rica, tem todas as condições de enfrentar os dramas da pobreza e da exclusão.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com

Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 18 de julho.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email