Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Podemos construir um País melhor

A construção de um País é tarefa para gerações. É uma construção de arquitetura complexa e dinâmica, pois ela não depende só da vontade de cidadãos e de governantes. Há muitos fatores, inclusive externos, que influenciam esse processo, para melhorar ou piorar a situação.

O Brasil moderno tem alguns marcos que merecem ser destacados. O mais notável foi a reconquista da democracia, após longo e duro período de ditadura. O segundo marco foi o controle da inflação, tentado diversas vezes, mas só obtido com o Plano Real.

Reconquistar a democracia e domar a inflação foram  fatos de grande peso histórico, que criaram as condições fundamentais para a construção do País que podemos e merecemos ser. Mas não bastam.

Um terceiro marco desse processo foi a derrota do modelo neoliberal e a eleição de um governo comprometido com o emprego e a inclusão social. Na última década, mais de 25 milhões de brasileiros romperam a linha da pobreza, passando a compor o que se chama de nova classe média.

Todos esses avanços criaram a possibilidade de construirmos um País sólido, do ponto de vista democrático e econômico. Mas faltavam outras metas. Uma delas era a redução da abusiva taxa de juros, que vem sendo feita de modo continuado. Juros mais baixos estimulam investimentos e expandem o crédito, fator indispensável ao crescimento de qualquer economia moderna.

Outro marco que indica a continuidade desses progressos foi o fortalecimento do papel do Estado, como um facilitador da vida das pessoas e das empresas e, ainda, como instrumento de distribuição de renda. Medidas como o aumento real do salário mínimo, a expansão do Bolsa Família, a isenção do IPI a veículos e à linha branca, os incentivos à construção civil, construção de novas hidrelétricas e, agora, o plano de expansão da infraestrutura ajudam na direção de mais avanços e da consolidação do projeto nacional.

Há uma grave crise em grande parte do mundo, afetando importantes parceiros do Brasil. Em alguns lugares ela é também política, a ponto de provocar convulsões sociais e derrubadas de governos.

O Brasil, felizmente, tem sido afetado lateralmente por esses problemas, e só no aspecto econômico. Aqui, não existe crise política e os Poderes, como vemos no julgamento do mensalão, agem com total independência. Mas essa segurança não acontece por acaso. Ao contrário. Ela é resultado do acúmulo de conquistas da Nação, especialmente pós-redemocratização.

Nós, brasileiros, estamos pisando em terra firme. Por isso, minha esperança de que estamos atingindo um patamar histórico, a partir do qual construiremos um País sem os sofrimentos do passado e com melhores condições para as futuras gerações.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com

Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 5 de setembro.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email