Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Sindicalismo e eleições

Não é simples a relação entre sindicalismo e política. Até porque as diretorias sindicais, no geral, são heterogêneas e os diretores procuram se posicionar conforme suas preferências pessoais.

Independentemente da opção de cada dirigente, o certo é que a tomada de posição seja consciente e o apoio se baseie em projetos viáveis e socialmente avançados.

Penso que uma forma correta é qualificar essa participação. Nosso Sindicato tem visitado bairros, documentando carências e mostrando a necessidade de investimentos maciços na qualidade de vida dos moradores.

Mas há outras experiências interessantes, como o material da Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados, que produziu a cartilha “A CNTU, as eleições 2012 e a gestão das cidades”.

Hoje, 80% dos brasileiros moram na área urbana e 50% vivem em metrópoles. A Cartilha da CNTU foca esse contingente e indica 12 prioridades. O item número 1 é Planejamento. Depois vêm Transporte e Mobilidade, Saúde, Educação e Habitação.

O item 9 é Emprego e Empreendedorismo. Diz o texto: “As municipalidades podem e devem ter políticas de desenvolvimento capazes de implementar oportunidades de emprego de melhor qualidade e renda, removendo entraves e estimulando a criação de um ambiente regulatório, econômico e social favorável, além de oferecer serviços de apoio aos agentes públicos e privados interessados em investir e inovar”.

Guarulhos - Nossa cidade padece da falta de planejamento. A explosão urbana, a partir dos anos 70, criou uma cidade gigantesca, com graves problemas. E esse crescimento desordenado tem um alto custo econômico e social.

É hora, portanto, de iniciar um novo ciclo de urbanização. Eu defendo a criação de polos industriais em áreas diferentes. Esses polos desenvolveriam as regiões, reduziriam o alto custo do transporte e de logística e, com planejamento, respeitariam o meio ambiente.

Outra proposta é a fusão de Pastas. Por exemplo: Obras e Transporte poderiam integrar uma mesma estrutura, agilizando a gestão. Nossa cidade, hoje, é um polo de negócios, inclusive internacionais. Por que não desenvolver o turismo de negócios?

Debate - Há outras questões que dizem respeito aos trabalhadores e aos empreendedores da cidade. Mas, até agora, faltando onze dias para as eleições, não vi esses temas sendo debatidos pelos candidatos.

O movimento sindical tem várias formas de se posicionar nas eleições. Penso que a melhor é identificando problemas de interesse público e indicando soluções.

José Pereira dos Santos

Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com

Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 26 de setembro.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email