Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Democracia mais forte

Cada eleição é uma história, com suas lições. Fica claro, porém, que o processo eleitoral se torna cada vez mais tranquilo e de acordo com o jogo democrático.

Outra lição efetiva é que o cidadão rejeita uma pauta imposta por partidos, pela mídia ou por outras organizações. O eleitor está cada vez mais focado nas questões concretas, que tenham ligação com seu dia a dia e sua qualidade de vida.

Esse parâmetro objetivo é que fez prefeitos bem-avaliados serem reeleitos e outros, com avaliação ruim, serem derrotados por opositores.

Não há dúvida de que estamos evoluindo. Observe que, a cada pleito, cai o número de candidatos folclóricos e fica menor, ainda, a quantidade de eleitos pelo chamado voto de protesto ou de esculacho – nesta eleição, não tivemos Tiriricas.

A consolidação da democracia gera um amadurecimento geral. Por isso, aquele clima de guerra, do passado, praticamente desapareceu. Hoje, oponentes se tratam como adversários e não mais como inimigos.

Tudo isso somado faz com que o jogo político seja decidido pelas questões próprias da política. É o caso de São Paulo, onde setores da mídia tentaram forjar um ambiente de disputa religiosa. Esse quadro não era real, e o concorrente que era forte, mas ficou fora do segundo turno, caiu pela falta de conteúdo político, pouca base social e propostas sem lastro. Quem apostou em guerra santa perdeu.

Mídia - Faz tempo que nossa grande imprensa erra o foco. Nestas eleições, errou outra vez. A mídia tentou jogar o julgamento do “mensalão” no centro da disputa eleitoral. Mas a população, sem desconsiderar a importância do julgamento, preferiu avaliar biografias, propostas e compromissos dos candidatos e seus partidos.

No futebol, não valem a regras do basquete. Da mesma forma, a disputa política e eleitoral não pode ser contaminada por episódios. O povo deixou os acusados sob os cuidados do Supremo e exerceu seu voto para julgar governantes ou escolher projetos.

Números - O TSE computou 115,8 milhões de votos. Os partidos mais votados foram PT, PMDB e PSDB. Registrou-se, também, importante crescimento do PSB. O saldo é uma redistribuição da representação política, fortalecendo nossa democracia.

Heleno - Parabenizo os eleitos e saúdo nosso companheiro Heleno Metalúrgico, que será vereador pelo PDT, em Guarulhos. A todos, um mandato produtivo e sintonizado com os reais interesses da população.

Agradeço aos metalúrgicos e à população de Guarulhos pelos votos dados ao nosso companheiro Heleno Metalúrgico. Espero que, para o 2º turno, dia 28 de outubro, os guarulhenses mantenham o mesmo civismo, quando escolheremos o prefeito da cidade.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com

Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 10 de outubro.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email