Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Aos eleitos

Por todos os ângulos que se olhe, as eleições municipais no Brasil impressionam. Pelo número de municípios, quantidade de eleitores, número de concorrentes, variedade de partidos e até pela riqueza de temas debatidos, que variam conforme cada localidade.

Mas outros aspectos nos impressionam, também, positivamente. Primeiro, a rapidez entre a coleta do voto do eleitor e a apuração pelo TRE. Segundo, pela segurança das urnas eletrônicas. Terceiro, pelo ambiente de paz em que transcorreram as eleições, praticamente sem um único incidente grave.

Eu, que sou de uma geração que foi às ruas contra a ditadura e reivindicar a volta do Estado de Direito, sinto que o patamar democrático da vida brasileira foi alcançado. Portanto, nossas lutas, lá atrás, não foram em vão.

A democracia é o pilar sobre o qual estamos construindo um Brasil melhor. Mas o País que precisamos e merecemos ainda está no horizonte. E falta muito para chegarmos até lá.

Município - Os povos pertencem às Nações, mas os homens, as mulheres, os jovens, os velhos, os pobres e os ricos vivem majoritariamente nas cidades. É no território demarcado do município que vivemos, trabalhamos, construímos relações e buscamos uma vida melhor.

Às vezes, nossa atenção se volta para os governos federal e estadual e acabamos nos esquecendo de focar a questão local. Naturalmente, numa Federação, como é o caso do Brasil, os três níveis de governo atuam em conjunto. Mas a solução dos problemas está muito mais aqui, perto da nossa rua, do nosso bairro, no nosso próprio bairro e cidade. E isso depende do nosso poder de atuar de forma articulada.

Os prefeitos escolhidos pelo eleitor, em Guarulhos e demais cidades, têm enorme responsabilidade pela frente. Essa responsabilidade é ajudar, de forma efetiva, a melhorar a vida dos cidadãos. E problemas não faltam, em todos os setores: segurança, saúde, transportes, educação, saneamento, emprego, entre outros. É muita coisa? É. Mas para isso existem os gestores. Cabe ao gestor eleito estabelecer diretrizes corretas, adotar ações pontuais, bem usar o dinheiro público e gerir, com ética, os recursos recolhidos por empresas e cidadãos. 

Dívidas - Há notícias sobre um forte endividamento dos municípios. Daqui a pouco, corremos o risco de ver filas de prefeitos em Brasília buscando o refinanciamento das dívidas, feitas por eles ou por antecessores. A dívida, infelizmente, sempre acaba paga pela população, com o corte de serviços públicos e investimentos.

Chamo a atenção de todos para que fiquemos em estado de alerta: vamos exigir gestões eficientes, aplicação responsável do dinheiro público e, principalmente, mais investimentos. Queremos andar para a frente!

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com

Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 31 de outubro.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email