Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Eu confio no Brasil

Somos um País repleto de problemas na Educação, Saúde, Segurança e Transportes. Mas somos um País que avança e progride.

Para mim, a data da grande virada é 5 de outubro de 1988, quando foi promulgada a Constituição. A nova Constituição restabeleceu o Estado de Direito, recuperou as prerrogativas individuais, dedicou um capítulo inteiro aos Direitos Sociais e deu status jurídico a muitos outros temas de interesse da Nação.

Em 1989, tivemos a primeira eleição direta pra Presidente, pós-ditadura, numa época de inflação descontrolada. O advento do Plano Real, em 1994, no governo de Itamar Franco, freou de vez a inflação, mantida depois sob controle por Fernando Henrique, que também aprovou a relevante Lei de Responsabilidade Fiscal.

Um salto importante na história recente foi a eleição do operário Luiz Inácio Lula da Silva, que fez um governo de inclusão social, de apoio aos setores mais pobres da população, de queda na taxa de juros, sem esquecer o controle da inflação. Lula também iniciou a política de recuperação do salário mínimo.

De uns anos para cá, aprofundou-se a crise econômica mundial, devido à especulação financeira desenfreada. É nessa conjuntura que Dilma (a primeira mulher a presidir o Brasil) assumiu e vem governando. Dilma sabe que a grande luta mundial, hoje, se dá entre os especuladores e o setor produtivo. Ela baixou bastante os juros e tomou medidas reais em prol da produção.

São boas também suas iniciativas para fortalecer a infraestrutura do País, a fim de tornar mais competitiva a economia nacional. Mas ainda temos muito a fazer, principalmente no que diz respeito à infraestrutura rodoviária e ferroviária.

Houve problemas econômicos e políticos sérios nesse período? Claro que sim. Mas o saldo é positivo. Leis como o Estatuto do Idoso, o Estatuto da Igualdade Racial, a Lei Maria da Penha e a do Microempreendedor Individual indicam amplos benefícios para a Nação. Iniciativas como o PAC e o Minha Casa, Minha Vida mostram que o Brasil tem tudo para se desenvolver.

Sindicalismo - Nós estamos fazendo a nossa parte: ajudamos a conquistar uma política de aumento efetivo para o salário mínimo; conseguimos a legalização das Centrais Sindicais; obtivemos ganhos por categorias. Em nossa base, chegamos em 2012 ao nono ano de aumento real de salários.

Eu confio no Brasil e sei que estamos ajudando a construir um País cada vez melhor. E é com esse espírito otimista que desejo a todos um Feliz Natal e um Ano Novo pleno de realizações.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com

Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 19 de dezembro.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email