Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Abraços ao Audálio

Nesta quinta (17), a diretoria do nosso Sindicato terá a honra de receber a visita de Audálio Dantas. Histórico jornalista, escritor, ex-deputado federal por dois mandatos e grande presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo, Audálio será recebido por nossa diretoria e assessorias no Seminário de Avaliação e Planejamento, que faremos em nosso hotel-fazenda, em Vargem.

O convite a Audálio se deve, primeiro, à sua própria história, que nos orgulha. Segundo, em razão de seu recente livro “As duas guerras de Vlado Herzog”, um impressionante documento jornalístico que ficará para a história. O Seminário servirá também para lançamento do livro, que merece ser lido e conhecido por todos.

Sempre tive preocupação em conhecer a história brasileira, embora a vida sindical nos ocupe tanto, que mal temos tempo de ler ou de nos aprofundar num tema de nosso interesse. O livro de Audálio, especialmente na parte que trata dos abusos da ditadura e dos assassinatos cometidos por seus agentes, reacendeu minha vontade de conhecer mais a história e de propiciar a meus companheiros de sindicalismo o acesso também a esse conhecimento.

Confesso que, durante a leitura, várias vezes, tive de parar, tamanho o impacto da narrativa. Fiquei surpreso também por descobrir só agora, quase 40 anos depois, que um jornalista que já trabalhou em nosso Sindicato foi, lá no passado, também vítima da prisão arbitrária e da tortura mais desumana e degenerada.

Após ler o livro “As duas guerras de Vlado Herzog”, recomendei a leitura a meus filhos, na esperança de que os jovens de hoje tomem conhecimento dos fatos e assumam o compromisso de defender a democracia e jamais compactuar com regimes violentos e desumanos.

Vivemos em tempos confusos, em que os padrões éticos e morais nem sempre são claros e reconhecidos. Épocas assim deixam muitos sem referência, estabelecendo como se fosse natural a lei do vale-tudo. Em situações assim, devem falar mais alto os exemplos da história e dos homens que não tiveram medo de assumir suas responsabilidades coletivas.

Por isso, saúdo o alagoano Audálio Dantas, o homem do povo que soube vencer as barreiras, enfrentar com coragem os momentos difíceis, praticar um jornalismo sadio e nos mostrar um exemplo de vida. Aos 80 anos, mas com impressionante disposição física, mental e moral, Audálio segue adiante. Ao mostrar o passado, ele ilumina os caminhos do nosso futuro. É um grande brasileiro, um irmão, que queremos receber com o calor humano que ele merece.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com

Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 16 de janeiro.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email