Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Tenho fé na juventude

Inicio nesta data coluna semanal aqui na Folha Metropolitana. Espero poder oferecer aos leitores informações, dados e análise do mais amplo interesse.

Ressalto, no entanto, que este espaço dará prioridade aos temas relacionados ao mundo do trabalho, buscando valorizar o ponto de vista sindical. Até porque sou sindicalista e o sindicalismo tem extensa folha de serviços prestados à Nação.

Juventude - Inauguro esta coluna falando de juventude. E falando porque tenho assistido ao aumento da presença dos jovens no mercado de trabalho e visto com alegria, pois significa que muitos conquistam o sonhado primeiro emprego e outros já ocupam posições importantes dentro das empresas.

Nosso Sindicato, há tempos, volta a atenção para os jovens trabalhadores. Temos várias iniciativas nesse sentido. Uma delas, de forte caráter social, é o encaminhamento ao primeiro emprego de rapazes e moças que deixam o Instituto “Meu Futuro” ao completar 16 anos.

Já em minha primeira gestão, fiz questão de organizar o Departamento da Juventude, realizando, na sequência, vários encontros da juventude. Outra iniciativa agregadora de juventude é o esporte. Por isso, o Sindicato realiza diversos campeonatos e mantém times nas categorias de base. Cito, ainda, as festas em nosso clube, sempre com maciça presença da juventude, motivada por shows e atrações musicais.

Terça, dia 19, este jornal publicou matéria “Sindicato vê desinteresse em jovens metalúrgicos”, na qual meu pensamento não foi reproduzido com clareza. Eu disse que precisamos fazer um esforço para motivar a participação sindical e cidadã dos jovens.

Quero deixar claro que o jovem se interessa, sim. Cabe a nós, dirigentes de classe ou autoridades, criar políticas atrativas para pessoas de uma faixa etária que não sofreu sob a ditadura, não viveu a época do desemprego em massa, não sofreu com uma inflação de 1.800% ao ano e não testemunhou a conquista de direitos por meio de intensas lutas sindicais.

Sindicalização - Neste momento, o Sindicato faz intensa campanha de sindicalização nas fábricas, com forte adesão da base. E, para nossa alegria, um grande número de jovens tem assinado a ficha de sindicalização.

Tenho forte apreço pela juventude e meu coração bate mais forte quando vejo jovens ativos, atuantes, questionadores e dispostos a construir um mundo mais justo e solidário. 

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com

Este artigo foi publicado no jornal Folha Metropolitana, dia 23 de fevereiro.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email