Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


O livro que é um retrato vivo

Quero chamar atenção dos nossos leitores para um livro. Mas não se trata de uma obra tradicional. Trata-se, na verdade, de um livro sobre trabalhadores, em que os próprios trabalhadores são personagens centrais, a partir de seus próprios depoimentos.

Me refiro ao “Perfil dos Trabalhadores Metalúrgicos de Guarulhos e Região”, publicado pelo Dieese e o Sindicato dos Metalúrgicos. O livro traz o resultado de extensa pesquisa feita pelo Dieese, que entrevistou 2.088 trabalhadores, em 100 fábricas, pequenas, médias e grandes, de Guarulhos, Arujá, Mairiporã e Santa Isabel.

Não se trata, portanto, de trabalho acadêmico, geralmente árido e cansativo. Ao contrário. O “Perfil” é retrato vivo da categoria metalúrgica atual. Dados sobre salário, registro em Carteira, casa própria, recebimento de PLR, permanência no emprego, escolaridade, faixa etária, religião, entre outros, compõem um painel rico, amplo e dinâmico sobre quem são, como trabalham, quanto recebem e como vivem os 58 mil trabalhadores da nossa base.

A edição do “Perfil”, numa parceria Sindicato-Dieese, integra os eventos comemorativos dos 50 anos de nossa entidade, que completaremos na próxima terça, 30 de abril.

Lançamento - Quero, aqui, convidar trabalhadores, sindicalistas, aposentados, estudantes, acadêmicos, imprensa, autoridades, empresários e demais interessados no mundo do trabalho para a entrevista coletiva e lançamento do livro. Será terça, dia 30, às 9 horas, em nossa sede, à rua Harry Simonsen, 202, Centro, Guarulhos.
Os trabalhadores brasileiros têm pouco contato com a leitura. Menos ainda são os que podem comprar livros. A vida do trabalhador também é pouco retratada na literatura atual e mesmo em trabalhos acadêmicos. Portanto, um livro sobre trabalhadores e no qual o trabalhador é personagem central merece ser saudado e valorizado.

Parabenizo o Dieese pela qualidade da pesquisa em toda a nossa base, que durou vários meses. E reafirmo o convite para o lançamento do “Perfil dos Metalúrgicos”, terça, dia 30, às 9 da manhã, em nossa sede. 

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com

Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 24 de abril.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email