Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Um programa
que se consolida

Em meados de 2011, tomamos a iniciativa de levar ao ar, em emissora de TV da cidade, o programa "Voz do Trabalhador". A primeira edição, em 8 de agosto daquele ano, teve como convidado o prefeito Sebastião Almeida.

De lá até agora, recebemos mais de 100 convidados, de variados segmentos sociais, econômicos e políticos. O objetivo, sempre, é debater questões de interesse da coletividade, com a perspectiva de buscar avanços e construir convergências.

Entendo que a grande mídia, especialmente a televisão, reserva pouco espaço para debates. E esse espaço é menor ainda com relação a pessoas ou políticas situadas no campo progressista.

De uns tempos para cá, a sociedade brasileira despertou para a necessidade da democratização da comunicação. A mídia, em nosso País, é concentrada nas mãos de poucos, deixando de cumprir até o que a Constituição estabelece. Esse debate, embora sofra desvios ideológicos, à esquerda e à direita, faz bem à democracia. E precisa ser estimulado.

O Voz do Trabalhador, atento a essa realidade, já entrevistou vários jornalistas da cidade. E, na penúltima gravação, recebeu três locutores guarulhenses. Ou seja, profissionais que militam na área da comunicação e merecem ser conhecidos, reconhecidos e valorizados.

Vejo, com satisfação, o próprio movimento sindical investir em comunicação, com jornais, boletins, sites, programas de rádio e de televisão. O sindicalismo, com essa tomada de posição, tenta, de um lado, expor seus pontos de vista e, de outro, combater ataques dos setores conservadores, aferrados a conceitos ultrapassados.

Agora mesmo, dia 23, nossa Confederação, a CNTM, fará seu 2º Seminário de Comunicação, em São Paulo. E um dos painéis tratará, exatamente, da experiência de comunicação do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região, considerada importante pelos organizadores do evento.

A imprensa brasileira já viveu várias fases. Na época do Reinado, era propriedade exclusiva do monarca. Depois, foi se espalhando, mas sofrendo interrupções pelas ditaduras que atropelaram o caminho da nossa democracia.

Agora, que a democracia se consolida, é preciso avançar na democratização da mídia. E há muitas formas de se fazer isso. Uma delas é investindo em mídia própria. Nosso programa, "Voz do Trabalhador", nesse sentido, cumpre um papel importante.

Assista – Todo sábado, na TV Cantareira, a partir das 19 horas, canais 12 (digital) e 8 (analógico) da NET. E mande sua proposta de pauta para meu e-mail, que segue abaixo. 

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com

Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 15 de maio.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email