Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Dia 11: falam os trabalhadores

No próximo dia 11, o movimento sindical fará uma grande manifestação, em todo o País. Chamado por todas as Centrais Sindicais, de forma unitária, o ato reafirma a Pauta Trabalhista, aprovada na Conclat em 2010.

Essa pauta tem como itens principais a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, o fim do Fator Previdenciário (que atrasa aposentadorias e achata proventos), o fim das demissões imotivadas (para evitar a brutal rotatividade da mão de obra) e, ainda, o combate ao projeto de lei que libera as terceirizações, de forma selvagem e abusiva.

Mas nossa pauta está travada. O sindicalismo, mesmo depois de ter feito a 7ª Marcha a Brasília, mobilizando mais de 50 mil trabalhadores, constata uma imensa má vontade do governo e do Congresso Nacional em debater e colocar em votação matérias de interesse dos trabalhadores.

Outros - Por integrar o movimento social, o movimento sindical também encampa importantes reivindicações populares. Já na Marcha a Brasília, em março, pedíamos 10% do PIB na Educação, 10% do Orçamento da União na Saúde e serviços públicos de qualidade.

Essa unidade com o movimento popular é antiga. A história registra o sindicalismo sempre atuante nos momentos cruciais. A presença sindical é reconhecida, por exemplo, na luta pelo fim da Segunda Guerra e na jornada “O petróleo é nosso”, ainda nos anos 50, em prol da criação da Petrobras. Tanto é verdade que uma das reivindicações fortes do sindicalismo atual pede a suspensão dos leilões do pré-sal, que, a nosso ver, favorecem a desnacionalização.

Forma - Muitos querem saber qual será a forma do movimento em 11 de julho. Eu digo que ele terá muitas formas, variando conforme a categoria profissional, a região do País e as condições efetivas das entidades sindicais. Podem ser paralisações, podem ser protestos, podem ser atos públicos, e assim por diante.

Pacífico - Os trabalhadores formam um destacamento organizado e combativo da sociedade. Esse espírito combativo, no entanto, não tem um caráter agressivo. Ao contrário. As manifestações da classe trabalhadora ocorrem de forma organizada e pacífica.

Local - Em Guarulhos, haverá paralisações em fábricas e em outros locais de trabalho, a partir das 5h30. Ocorrerá concentração nas proximidades do Shopping Internacional. Os metalúrgicos estarão lá, na linha de frente, com outras categorias. O que queremos, com nossa luta, é respeito, direitos e avanços sociais.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com

Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 3 de julho.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email