Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Doutrina Social

As religiões, quando fiéis a seus princípios fundadores, têm o poder de unir, agregar e mobilizar. É o que está ocorrendo, neste momento, com a visita do Papa Francisco ao Brasil, para participar da Jornada Mundial da Juventude. Mesmo os que não professam o catolicismo acolhem a modéstia e apoiam as preocupações sociais do pontífice.

A Igreja Católica é ampla e contém diversas correntes, que, conforme a época, vão impondo sua marca à religião. Uma das marcas da modernidade católica tem sido a chamada Doutrina Social. Aqui no Brasil, líderes importantes, como Evaristo Arns e Hélder Câmara, deram vigor à corrente mais ligada às preocupações sociais.

A Doutrina Social reúne uma série de princípios e orientações, incluindo a proteção ao trabalho. Ao proteger o trabalho, reconhecendo, inclusive, o direito de organização dos trabalhadores, a Igreja se coloca contra o capitalismo selvagem e defende que a propriedade tenha função social. Princípio que acabou acolhido pela Constituição Brasileira de 1988.

Jovens - Também tem se destacado nas falas do Papa Francisco o cuidado especial com a juventude. Em seu primeiro pronunciamento no Brasil, ele mostrou preocupação com o emprego, chamando atenção para o risco de termos “uma geração sem trabalho”. Francisco sabe do que fala, até porque na Europa, onde vive, uma entre quatro pessoas com até 25 anos está desempregada. Na Espanha, o desemprego chega a 55% entre os que têm até 25 anos.

A Doutrina Social, que tem resistido ao tempo e mesmo à passagem de Papas mais conservadores, não é uma posição defendida apenas pela Igreja. Cada vez mais, amplos setores da sociedade se mobilizam por inclusão e políticas de proteção social. Vai-se, com isso, formando uma consciência mais coletiva, em oposição ao individualismo nocivo estimulado pelo conservadorismo político e defendido pela doutrina neoliberal.

Nossa Tese - De hoje a sexta, nosso Sindicato estará em Praia Grande, participando do 7º Congresso da Força Sindical. Os metalúrgicos de Guarulhos e região não vão apenas participar e assistir. Vamos ao evento justamente levando o que chamamos de Tese Social. Ou seja, um conjunto de propostas no sentido de que nossa Central coloque as lutas sociais no centro de suas prioridades.

Igrejas, Sindicatos, partidos e demais entidades da sociedade têm base social e poder mobilizador. Essa energia, engajada em projetos sérios e progressistas, pode impulsionar avanços e estabelecer um patamar mais elevado no padrão de vida dos povos – material, cultural e político. O Papa Francisco, nesse sentido, tem se mostrado um aliado importante.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com

Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 24 de julho.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email