Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Simplificar os impostos

Vários componentes da economia indicam se um país é competitivo ou não. Um desses itens são os impostos. Mais precisamente a estrutura dos impostos e a forma com que seu pagamento é distribuído entre a sociedade.

No Brasil, o pobre e o pequeno pagam mais impostos. Ou seja, a pessoa mais pobre paga mais do que a abastada e a pequena empresa sofre carga maior do que a grande.

A realidade está mudando. Mas a mudança ainda é lenta. Um dos avanços se deu com a criação do Simples Nacional, em 2006. Esse sistema aliviou da carga excessiva as pequenas empresas. Isso trouxe um ganho real para o setor. Não é à toa que, hoje, o maior  número de empregos é gerado justamente pelos pequenos negócios.

Mas é preciso avançar e tornar nossa estrutura tributária mais adequada à economia moderna. Talvez pensando nisso, a presidente Dilma criou a Secretaria Nacional da Microempresa, dirigida por Afif Domingos. O secretário é ligado ao setor produtivo. E, por isso, quer tornar mais leve a vida das pequenas empresas. Sua proposta é aumentar o teto de isenção, ampliando para milhares de pequenos negócios os benefícios do Simples Nacional. Também se faz necessário ampliar o crédito das micro e pequenas empresas junto BNDES.

Os trabalhadores também defendem a redução dos impostos. Ainda no começo deste ano, conseguimos elevar para R$ 6 mil o teto da PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados) a partir do qual se desconta imposto de renda. Porém, não houve elevação das faixas salariais, a partir dos quais incide o imposto, o que é injusto.

Os trabalhadores das micro e pequenas ganharão se o Simples Nacional for ampliado. Sem tanto imposto, a empresa fica com mais capital de giro; com mais capital de giro, ela investe mais, deve menos a banco, se torna mais rentável. Ao se tornar mais rentável, pode melhorar o padrão salarial dos empregados e mesmo o valor da PLR.

Menos imposto sobre o setor produtivo tornará o Brasil mais competitivo e deixará as pequenas empresas mais capitalizadas, estimulando também a formalização dos negócios e dos empregos. Isso é inteligente. E justo. Todos ganharão com isso.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com

Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 9 de outubro

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email