Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Avançar mais

O dia 9 de setembro caiu numa segunda-feira e, aparentemente, não teve nada de especial. Mas foi, sem dúvida, uma data diferenciada. Naquele dia, a Presidente Dilma Rousseff sancionou projeto de lei que pode elevar o patamar da Educação e da Saúde em nosso País.

E pode, efetivamente. O projeto sancionado destina 50% do fundo do pré-sal para a Educação e a Saúde – 75% e 25%, respectivamente. Para a Educação, calcula-se que haverá um aporte de R$ 12 bilhões por ano. É um valor significativo.

O avanço legal, que pode melhorar dois setores vitais para todos nós, foi produto da pressão da sociedade e, certamente, atendeu parte das reivindicações levadas às ruas nas grandes manifestações de junho. O Congresso mostrou que, havendo pressão, pode produzir leis justas e avançadas. Agora, cabe a nós, sociedade, fiscalizar para que a lei não fique só no papel.

Os povos, como as pessoas, amadurecem. E o povo brasileiro, hoje, é mais maduro e consciente. Prova essa consciência a reivindicação geral, em todos os segmentos sociais, de que precisamos elevar a qualidade da Educação e da Saúde em nosso País – que se trata de direitos humanos fundamentais.

Assim é no Brasil e assim também é em Guarulhos. Nas manifestações populares de junho as duas reivindicações surgiram com força. Nas grandes manifestações públicas sindicais, em 11 de julho e dia 30 de agosto, Educação e Saúde foram bandeiras empunhadas com força.

Na última segunda, dia 14, Guarulhos viu centenas de Educadores e demais Servidores da Educação saírem às ruas da cidade. Eles buscavam direitos e melhorias, que, com toda certeza, terão reflexos positivos na qualidade da educação pública. Cabe ao poder público ouvir suas reivindicações, dialogar e encaminhar, dentro do que permitem a lei e as condições orçamentárias, as devidas soluções.

O acesso à Educação é um direito que aos poucos vai contemplando os brasileiros. Mas o País precisa acelerar os avanços. Basta lembrar que só há cinco anos, ou seja, em 2008, o professor passou a ter direito a Piso salarial. Estamos atrasados em pesquisa e a qualificação profissional patinou durante décadas.

Eu saúdo os que defendem ensino de qualidade. E parabenizo os que saem às ruas empunhando a bandeira da Educação.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com

Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 16 de outubro

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email