Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Mobilidade em Guarulhos

Quando iniciamos o programa de TV “Voz do Trabalhador”, há três anos, um dos primeiros temas que discutimos foi mobilidade urbana. Em programas seguintes, e várias vezes, voltamos a tocar no tema, que é do mais amplo interesse. De trabalhadores a empresários, todos são lesados pelos graves problemas de transporte na Grande São Paulo e em nossa cidade.

Guarulhos sofre com a saturação do nosso transporte, que não é um sistema integrado, pois o poder público nunca planejou e investiu muito pouco em obras no setor. De alguns anos para cá, a Administração municipal passou a adotar medidas efetivas, como o bilhete único e os terminais de ônibus – que já chegam a cinco. Mas entramos muito tarde no enfrentamento da questão e agora temos de correr atrás do prejuízo.

O Trevo de Bonsucesso há anos aguarda mudanças e ampliação. O local trava o trânsito, atrasa o transporte de pessoas, paralisa veículos particulares e faz caminhões carregados esperar horas. Isso gera um acúmulo de problemas, desconforto e custos econômicos intoleráveis numa cidade do nosso porte e que abriga o principal aeroporto do Hemisfério Sul.

Diante disso, só podemos saudar como extremamente positivo o gesto da presidente Dilma de vir à nossa cidade anunciar a liberação de R$ 645 milhões para o Trevo, corredores de ônibus e outras obras viárias. As melhorias, se realizadas conforme o anunciado, vão gerar ganhos para o Centro, Bonsucesso, Taboão e outras regiões. Na verdade, as melhorias poderão gerar ganhos de mobilidade, e economia de custos, para toda a nossa região.

Atraso - As obras do chamado PAC da Mobilidade Urbana são importantes. Mas insuficientes. Guarulhos precisa de metrô, com urgência, e necessita criar meios que conectem melhor nossa cidade com o aeroporto. Em nenhum lugar do mundo existe economia competitiva sem transporte eficiente. O Brasil parou no tempo nessa questão. Pior, andou para trás quando no final da ditadura e começo da redemocratização governos desmontaram nosso transporte ferroviário.

Estamos todos com expectativa de que o transporte e a mobilidade melhorem na cidade e na região. Mas nem sempre o anunciado por governantes acaba realizado. Por isso, conclamo trabalhadores, empresários, Câmara de Vereadores, associações e entidades da sociedade a manter a pressão, a acompanhar as fases do projeto, a exigir que as obras sejam realizadas dentro do calendário.

Almeida trouxe Dilma a Guarulhos; a presidente anunciou a liberação de recursos; e nós temos de pressionar e cobrar.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com

Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia13 de novembro.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email