Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Metalúrgicos e imprensa

Há seis anos, a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região decidiu realizar coletiva de imprensa, no final do ano, para fazer o balanço das ações sindicais do período. A experiência de coletiva de imprensa na cidade era praticamente inédita.

A coletiva, que vem dando certo, é uma forma do Sindicato falar com a sociedade, dar conta das ações na base, mostrar os ganhos, listar as conquistas, informar sobre nossa atuação pela melhoria nos bairros, enfim, passar a ideia correta de que a atuação sindical faz bem aos trabalhadores, à economia e à coletividade.

O movimento sindical, especialmente depois da redemocratização no final dos anos 1980, ampliou seu leque de ações e hoje é uma instituição da própria democracia, na medida em que se empenha em organizar e defender um segmento da sociedade, opera com as regras do Estado de Direito e ajuda a ampliar os ganhos e conquistas dos trabalhadores.

A própria mídia também evoluiu e veículos importantes já não olham o sindicalismo com o preconceito classista e patronal de antes. É verdade que o noticiário sindical ocupa lugar secundário na pauta das publicações, mas iniciativas como a coletiva organizada por nosso Sindicato vão ajudando a abrir espaços para os fatos de peso, produzidos pela atuação do sindicalismo.

Uma coletiva de imprensa só se justifica se houver fatos efetivos. E nos metalúrgicos há. Em 2013, chegamos ao décimo ano de aumento real de salário: 32,62%. A Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR), que há 10 anos cobria em torno de 20% dos trabalhadores, hoje beneficia quase 90% da nossa base. A soma da PLR, este ano, chega a R$ 84 milhões, ou seja, 12% acima do valor de 2012. Nosso reajuste anual foi de 8%; o 13º salário sobe 9,8%, na comparação com o ano passado. Os abonos, de 20 a 22%, injetarão cerca de R$ 32 milhões na economia da região.

As instituições ganham quando se aproximam da imprensa e a imprensa afina sua sintonia com a pauta real da sociedade quando se dispõe a ouvir as entidades, a ecoar seus argumentos e a balizar seus dados e realizações.

Agradeço os veículos de comunicação presentes à nossa coletiva, dia 16. E saúdo os profissionais presentes. No meu ponto de vista, muitas vezes a imprensa nacional foca muito Brasília, passando a impressão de que a Nação gira em torno da Capital. Não é correto. O Brasil real existe aqui e agora e os trabalhadores, de todas as categorias profissionais, estão a todo momento ajudando a construir um País alicerçado no trabalho, na produção e na permanente busca de um mundo mais desenvolvido, justo e fraterno.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com

Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 18 de dezembro.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email