Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Contas positivas

Ensinam que na política (e eu penso que em tudo na vida) deve-se analisar a realidade por dois pontos de vista. O ponto de vista do otimismo da vontade e o ponto de vista do pessimismo da razão. Essa combinação torna nossa análise mais equilibrada e, portanto, verdadeira.

Com base nisso, posso afirmar que, para os trabalhadores brasileiros, o ano de 2013 foi efetivamente positivo. E dois aspectos concretos embasam essa minha afirmação. Um é o aumento do emprego e a consequente queda do desemprego. Outro é o aumento dos salários.

Nessa conjuntura, saúdo o movimento sindical por não ter caído no pessimismo forçado de certos setores da mídia da política, menos preocupados com a Nação e mais interessados nas eleições de 2014. O sindicalismo soube manter a unidade nas direções (Centrais Sindicais) e não abriu mão de mobilizar as bases, obtendo ganhos efetivos para as categorias.

Em nossa base, ou seja, Guarulhos, Arujá, Mairiporã e Santa Isabel, fazemos um balanço positivo. Os mais de 55 mil metalúrgicos chegam ao 10º ano consecutivo de aumento real de salário, a negociação salarial obtém conquistas como abono de 20 a 22%, nossa PLR sobe 12% e a massa do 13º salário cresce 9,8%, frente a uma inflação de 5,58%.

O ano também foi feliz em razão do nosso aniversário de 50 anos, marcado por diversos fatos e homenagens ao Sindicato e à categoria metalúrgica. Destaco três fatos alusivos a essas comemorações: 1) A homenagem ao ex-presidente João Goulart, em cujo governo recebemos nossa Carta Sindical, em 1963; 2) O lançamento, pelo Dieese, do livro “Perfil dos Metalúrgicos”, baseado em pesquisa com 2.088 trabalhadores da nossa base; 3) Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Estado, iniciativa do deputado Edson Ferrarini (PTB), que contemplou o Sindicato e os metalúrgicos com essa importante honraria.

O que faltou? Sempre falta. Penso que no plano geral faltou articular um diálogo efetivo com o governo federal. O sindicalismo, por sua força e representatividade, não pode ser descartado das tratativas políticas e do debate a respeito dos grandes temas de interesse nacional. O governo federal teve muitos acertos. Mas a falta de diálogo com as representações dos trabalhadores foi um erro que merece ser registrado. E corrigido.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com

Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 8 de janeiro

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email