Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Greves e democracia

Quis o destino que a aurora do 1º de abril deste ano viesse encontrar um grupo de metalúrgicos da nossa base em greve. Meio século atrás, a situação era muito diferente: nessa mesma data, nosso Sindicato era invadido por forças policiais e a diretoria acabava cassada, gerando intervenção do Estado em nossa entidade.

A ditadura baixou intervenção em centenas de entidades, com um grande número de sindicalistas cassados e presos. Vários foram torturados e exilados. E
também houve os que morreram devido à repressão durante manifestações ou nas sessões de tortura em cadeias, quase sempre presos de forma ilegal e mantidos incomunicáveis.

A greve atual em nossa base é motivada pela busca de uma PLR maior e melhores condições de trabalho. A paralisação ocorre de forma pacífica, até o momento, sem constrangimentos por forças policiais ou por agentes da empresa.

Faço esse paralelo entre o Brasil de agora e o que existia durante a ditadura, para reafirmar as mudanças e o progresso em nosso País. No Estado democrático, a greve reivindicatória é um direito, e não mais ataque ao governo ou à ordem jurídica. O trabalhador é um cidadão reivindicando seus direitos e não mais inimigo interno do regime.

Em anos passados, especialmente antes da Constituição de 1988, um agente do Ministério do Trabalho iria ao local constatar a greve, e o termo que era lavrado daria base para o empregador pedir, no dissídio do Tribunal, a ilegalidade ou abusividade da paralisação. Feito isso, abria-se para a empresa a possibilidade de demissão em massa, alegando justa causa.

Muitos dos jovens que estão de braços cruzados nas duas unidades da ABB não sabem dessas histórias, e tantos outros, metalúrgicos ou não, sequer têm noção da repressão que havia em cima do movimento sindical e dos movimentos sociais, inclusive o estudantil.

A história não é o passado congelado. Ao contrário. Os fatos de ontem influem na realidade de hoje. Por isso, é tão importante conhecer a história, compreender o que se passou, reconhecer o valor dos que não aderiram ao autoritarismo e valorizar a liberdade, o direito de greve e as demais.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com

Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 2 de abril de 2014.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email