Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Nossa marcha é hoje

Hoje, dia 9, as Centrais Sindicais retomam as mobilizações unitárias, por meio da 8ª Marcha da Classe Trabalhadora. O evento, em São Paulo, reforça a Pauta Trabalhista, que contém reivindicações específicas dos trabalhadores e também expressa a posição coletiva do sindicalismo sobre o modelo de desenvolvimento que queremos para o País.

A marcha desta quarta vem se somar a uma série de ações do campo sindical, que buscam contribuir para o crescimento nacional, com emprego, renda, soberania e justiça social. Tanto assim que estamos reivindicando redução da taxa de juros, mais verbas para a Educação e mais investimentos públicos em Saúde.

As Centrais articulam uma marcha forte e pacífica, como é da tradição das lutas sindicais. Para nós, a agitação de bandeiras reivindicatórias e o discurso com as palavras de ordem da Pauta Trabalhista têm um forte caráter cívico, pois o trabalhador quer ser cidadão pleno. Será uma manifestação com claro conteúdo político, mas sem atrelamento partidário.

Futuro - Aos 50 anos do golpe de 1964, os saudosos do autoritarismo tentaram, em vão, organizar marchas em várias partes do País. Foram manifestações vazias, pois eram voltadas para um passado que a história já sepultou. A nossa marcha, não. A nossa terá o vigor das manifestações que querem mudar o presente, a fim de construir um futuro melhor.

O movimento sindical de Guarulhos estará presente na 8ª Marcha da Classe Trabalhadora, em São Paulo. Os metalúrgicos, que participam desde a primeira edição, ocuparão mais uma vez a linha de frente.

Merecido - Mando um abraço ao meu amigo João Vicente Goulart, que estará em São Paulo hoje e amanhã para falar com a imprensa e o sindicalismo sobre o golpe de 1964 e a importância das reformas de base, propostas por seu pai, o presidente Jango.

Bola fora - Mais uma vez, a bola fora fica por conta de Pelé. Sua falta de sensibilidade é tamanha que ele considerou “algo normal” a morte do operário Fabio Hamilton da Cruz na construção do Itaquerão, dia 29 de março. Toda morte é perda e morte em acidente de trabalho é algo inaceitável numa época com tanta tecnologia e recursos. Talvez ele acha normal porque não é um filho dele.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com

Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 9 de abril de 2014.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email