Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


A Copa é boa

Aos poucos, vai-se apagando a impressão negativa sobre a Copa do Mundo no Brasil. A ideia fortemente martelada pela grande mídia de que tudo tinha sido feito no improviso vai sendo suplantada pelos fatos. E os fatos são positivos.

Nos gramados, a Copa vai bem, com excelente qualidade das equipes e os sustos típicos do futebol, um esporte onde a surpresa insiste em quebrar a rotina. A eliminação da Espanha, ainda na primeira fase, mostra que a zebra está viva e ativa.

O debate apaixonado, típico do futebol, dificulta enxergar a Copa real. Para os trabalhadores, o evento tem sido bom. A geração de empregos é expressiva, bem como os ganhos de salário, especialmente na construção civil e turismo. Um fato muito positivo é o Pacto pelo Trabalho Decente na Copa (governo, empresários, trabalhadores), que trouxe ganhos de segurança e salariais para várias categorias.

Quero valorizar, e é justo, a engenharia nacional. Os doze novos estádios vieram dar ao Brasil arenas modernas e à altura do nosso futebol. As obras nas cidades-sede, principalmente as de mobilidade, vêm reafirmar a capacidade de nossos engenheiros e a qualidade da nossa engenharia.

Na economia, um dos ganhos que já podem ser contabilizados é no turismo – em toda a cadeia. O Ministério calcula que os visitantes gastarão R$ 1 bilhão no País. O jornal Valor Econômico informa que o reforço no transporte aéreo acrescentou 1.973 voos. No setor rodoviário, o crescimento foi de 30% este ano, muito disso por conta da Copa. Cresce também a demanda em supermercados, táxis, restaurante etc.

Com o passar dos dias, a Copa vai revelando uma situação oposta ao que pregavam setores da imprensa. Até criaram o bordão “Imagine na Copa!”, simulando uma situação de caos nos aeroportos e vazio nos estádios. Deu o contrário: aeroportos tranquilos e estádios sempre lotados. A malha do transporte está dando conta do recado, sem maiores erros.

Além de todo o lado positivo que a Copa trouxe ao País, mostramos que o Brasil tem profissionais altamente qualificados, e pode organizar qualquer evento mundial de peso.

Seria péssimo que a Copa malograsse. Felizmente, a Copa vai bem, o País se mobiliza, a economia ganha. Isso não quer dizer não há problemas. O Brasil acumula problemas históricos, gerados pela voracidade da nossa elite atrasada, por maus costumes políticos e omissão do Estado. Cabe a nós combater esses problemas. Antes, durante e depois da Copa. 

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com

Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 25 de junho de 2014.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email