Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Nosso encontro com Lula

Segunda-feira, dia 30, estivemos com o ex-presidente Lula, em São Paulo, na sede do Instituto que leva seu nome. O encontro reuniu cerca de 40 sindicalistas da Força Sindical, de categorias ligadas à indústria, comércio, serviços e funcionalismo.

A reunião, com mais de duas horas, tratou da pauta de reivindicações dos trabalhadores, das relações entre governo e movimentos sociais e da conjuntura nacional. Os sindicalistas reafirmaram a opção por um modelo econômico de crescimento, inclusão social, respeito a direitos e avanços políticos. Entre os dirigentes, há um claro sentimento contrário ao projeto neoliberal.

Me chamou atenção a disposição de Lula. O ex-presidente mostrou vigor, humor e muita determinação. Ele também se comprometeu a ajudar no estreitamento de relações com o governo federal, nos assuntos de interesse dos trabalhadores.

Ao ouvir atentamente a fala dos dirigentes forcistas e fazer ponderações pontuais, Lula reafirmou o apreço ao sindicalismo, de onde ele veio e do qual nunca se desligou. Na conversa, ele fez a defesa de seu governo e da presidente Dilma, mas deixou claro seu respeito aos que têm outras opções políticas e eleitorais.

Lula citou diversos dados, entre os quais sobre o emprego. Ele mencionou relatório da OIT (Organização Internacional do Trabalho), segundo o qual, entre 2008 e 2013, o mundo perdeu cerca de 62 milhões de postos de trabalho. No mesmo período, ele lembrou, o Brasil gerou perto de 11 milhões de empregos, sem flexibilizar ou cortar direitos trabalhistas.

Na questão eleitoral - nem poderia ser de outra forma - o ex-presidente chamou os dirigentes a apoiar a reeleição de Dilma, defendendo a ampliação do espaço do sindicalismo na definição de propostas e no próprio comando da campanha eleitoral.

A Força Sindical, como se sabe, não tem tutela partidária. Na Central, os dirigentes expressam suas opções políticas e eleitorais, como deixou claro o companheiro Juruna, secretário-geral da nossa Central. O grupo de sindicalistas, além de reafirmar a importância da participação dos trabalhadores nas eleições, deixou claro que não se pode pensar num projeto nacional progressista sem a contribuição do sindicalismo.

A visita a Lula fortalece a importância do debate e da participação política. O ex-presidente foi receptivo e tratou a todos como velhos companheiros. Longa vida a Luiz Inácio Lula da Silva, um brasileiro que admiramos e nos inspira nas lutas cotidianas por um Brasil mais justo e a cada dia melhor. 

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com

Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 2 de julho de 2014.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email