Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Esporte e sindicalismo

O sindicalismo atua em várias frentes e realiza ações em muitos setores. Um desses setores é o esporte.

Aproveito o ensejo da Copa do Mundo - e das Olimpíadas que virão - para falar do trabalho de nosso Sindicato em relação ao esporte e dos investimentos na área.

No Clube de Campo, no Parque Primavera, temos o mais completo ginásio poliesportivo da região, para 4,5 mil pessoas sentadas. Além da categoria, a quadra do ginásio recebe times de fora, servindo, inclusive, para treinos da seleção brasileira de futsal.

O mesmo Clube tem campo de futebol oficial, com gramado sintético e iluminação. Nele é disputado o Campeonato de Futebol dos Metalúrgicos, que reúne cerca de 600 atletas e comissões técnicas por edição.

Nos últimos anos, o futebol passou a contar com uma competição para veteranos, com metalúrgicos acima de 35 anos. Tem sido um sucesso.

Ainda dentro do Clube, mantemos nossa escolinha de futebol, para garotos a partir dos quatro anos de idade. A escolinha é aberta também a mulheres.

Fazem parte da escolinha quatro equipes das categorias de base, dos sete aos 16 anos. A saber: sub-7, sub-12, sub-14 e sub-16. Esses times disputam competições oficiais da Liga Paulista e também da Federação Paulista de Futebol. Da escolinha, só participam crianças que frequentem escola e tirem boas notas.

Construímos no Clube rampas de skate para a garotada, filhos de sócios ou não. Ainda nesse Clube, há um campo de futebol soçaite, muito utilizado pela categoria.

Nosso hotel-fazenda, em Vargem, tem muitos equipamentos esportivos - quadra poliesportiva, campo de futebol soçaite com gramado sintético, estádio de futebol com medidas oficiais (um verdadeiro CT), dotado de campo de treino e arquibancadas para cinco mil; mais quadra de tênis, de saibro. Todos iluminados.

Recentemente, a subsede em Arujá ganhou academia de ginástica, largamente utilizada por sócios e coletividade, numa região carente desse tipo de equipamento.

Nosso Sindicato realiza amplo trabalho social. Um deles é o Instituto Cultural e Esportivo Meu Futuro, que atende 170 crianças e adolescentes carentes da região do Primavera. Eles dispõem de quadra poliesportiva própria e utilizam as piscinas do Clube.

É importante que a população conheça esse trabalho do sindicalismo, que, dessa forma, contribui para o crescimento do esporte nacional. No caso do nosso Sindicato, toda essa atividade e todos os investimentos são feitos com recursos próprios da categoria.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com

Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 23 de julho de 2014.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email