Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Trabalho social vitorioso

Em outubro, o Instituto Cultural e Esportivo Meu Futuro completará 12 anos. Nesse período, a entidade, cuja nova diretoria acaba de ser empossada, consolidou um importante trabalho na região do Parque Primavera e Vila União, com reflexos positivos em toda a cidade.

O projeto do Meu Futuro não é uma entidade personalista. Mas, ao tomar a iniciativa, levei em conta minha própria infância, pobre e sofrida, no Vale do Jequitinhonha - até hoje uma região pobre e, naquela época, um lugar muito miserável.

Nenhuma criança merece passar por sofrimentos, trabalhos forçados ou privações. Ao contrário. Toda criança tem o direito de ser tratada com dignidade, viver em liberdade e ter oportunidades para crescer na vida.

O Meu Futuro propicia essa chance, ao receber crianças e adolescentes carentes num local especialmente construído para esse fim. Ali, junto à natureza exuberante do nosso Clube de Campo, elas recebem complementação escolar, têm aulas de inglês, aprendem informática e se alimentam adequadamente. Suas famílias também são apoiadas, principalmente por meio de cursos profissionalizantes, que oferecem aos pais uma oportunidade de formação e renda.

Nesses 12 anos, o Instituto já atendeu mais de 1.000 crianças e adolescentes, prestando apoio também a centenas de pais da região, que é bastante carente. Dos mais de 800 jovens, 81 foram encaminhados ao primeiro emprego, com todas as proteções legais. Vários já fazem carreira profissional. Em uma das nossas parcerias (a Flexform), uma jovem trabalhadora tem sua faculdade subsidiada pela empresa.

O Meu Futuro é uma experiência prática e vitoriosa. A cada temporada, atende 170 crianças e adolescentes, que deixam a instituição ao completar 16 anos de idade. É vitoriosa, também, por ser uma experiência coletiva, pois, desde o primeiro momento, tivemos importantes apoios. Destaco, por questão de justiça, o apoio dos Metalúrgicos da Bélgica, que vieram prestigiar a posse da nova diretoria.

Avanços - Confio na diretoria que acaba de assumir o leme desse importante projeto social. E me coloco à disposição para continuar colaborando. Sou um soldado dessa causa. Dessa causa justa, coletiva e construtiva.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com

Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 10 de setembro de 2014.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email