Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Juventude e mercado de trabalho

Faz alguns anos, nosso Sindicato decidiu formar o Departamento da Juventude. Um dos desdobramentos dessa criação foi a realização de encontros da juventude. A sétima edição será neste sábado (20), no plenário do Eniac, região central de Guarulhos.

A juventude é uma força ativa da sociedade e ocupa espaço em todos os segmentos nacionais. Talvez não o espaço que mereça. Daí a necessidade de reunir, aglutinar, debater, propor e reivindicar mais espaços, mais políticas públicas, mais voz junto aos governos e a todas as instâncias de poder, públicas ou privadas.

O Brasil já avançou em políticas para o jovem. Exemplo é o Estatuto da Juventude, aprovado pelo Congresso Nacional em 2013. Outras iniciativas construtivas são o Prouni, o Fies (que financia os estudos) e o Pronatec, que possibilita a formação profissional. Mas temos ainda muito a fazer, e fazer onde atuamos, ou seja, na base sindical, no bairro, na cidade.

No encontro deste sábado, vamos, além do chamamento à militância sindical, cidadã e política, colocar em debate dois temas muito importantes: o empreendedorismo jovem e o combate às drogas. Os temas serão abordados em palestras, peça de teatro e apresentação musical.

Além de ruidoso e cheio de energia, o jovem é curioso e questionador. Eu digo que a juventude atual é, apesar dos problemas reais, privilegiada perante as gerações anteriores.

Aliás, pesquisa nacional que estamos levando ao Encontro, mostra isso: 36% afirmam viver em melhor condição que a de seus pais. Pela própria condição e pouca experiência de vida, o jovem muitas vezes é disputado por organizações ilegais e mesmo criminosas. Penso que a melhor maneira de enfrentar esse desafio é propiciar educação continuada e de qualidade, porque a educação forma e dá parâmetros para a vida prática.

Poucas décadas atrás, era uma luta ter acesso a informações. Somos um País com poucas bibliotecas, com imprensa de baixa tiragem e uma única emissora de TV dando as cartas e a versão dos fatos. Mas isso está mudando. Com a internet, o acesso a informações se tornou rápido e relativamente barato. Melhor ainda: o conteúdo pode ser compartilhado, sem limites.

É com esse novo jovem - antenado e inquieto - que vamos tratar sábado no VII Encontro da Juventude. Estamos nos empenhando para fazer o melhor, não apenas no Encontro, mas também depois, no encaminhamento das deliberações e em respeito às propostas que serão debatidas no evento.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com
Facebook: www.facebook.com/PereiraMetalurgico 

Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 17 de setembro de 2014.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email