Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Os perigos do conservadorismo

Não costumo tecer comentários baseados em manchetes de jornais. Mas há casos em que isso é inevitável. O jornal O Globo, de domingo (12), mancheteou: “Quase metade dos campeões de voto está sob investigação”. Ressalvo que, até prova em contrário, todos são inocentes. Mas onde tem fumaça tem fogo.

Diz o texto, na primeira página: “Quarenta dos 108 deputados federais mais votados e senadores eleitos para o próximo Congresso são investigados pela polícia ou Ministério Público”.

As suspeitas, escrevem os jornalistas, “vão de desvio de recursos e improbidade administrativa a crimes de tortura e falsidade ideológica”.

O Diap, de reconhecida seriedade, nos alerta que a bancada sindical cairá quase pela metade. Outras fontes nos informam que os candidatos mais ricos foram eleitos em grande número, fazendo do Congresso Nacional uma espécie de clube de milionários.

Não devemos espalhar o pessimismo. Mas é evidente que tais fatos indicam o grau de dificuldades que terá o sindicalismo quanto ao avanço das matérias trabalhistas. Também fica difícil aprovar projetos de lei que democratizem a mídia ou introduzam avanços políticos, na direção da reforma política necessária.

O Brasil tem forte tradição presidencialista. E os avanços sociais e econômicos, desde os tempos de Getúlio Vargas, dependem muito da postura dos chefes do Executivo. Congresso conservador, quase sempre, é indicativo de retrocessos e, pior, de crises. Como ocorreu em 1964, desaguando no golpe contra o presidente Jango.

Ao externar minha preocupação com o retrocesso político no Legislativo, volto a reafirmar a necessidade da participação política ampla e efetiva da sociedade. E, nesse aspecto, principalmente dos trabalhadores e dos jovens. Será a força da nossa mobilização que impulsionará mudanças ou evitará perda de direitos e conquistas.

VOZ - Neste sábado (18), volta ao ar o programa Voz do Trabalhador, na TV Destaque, encerrando a fase de reprises. Agradeço a produção pelo honroso convite de me entrevistar na reestreia do programa que já tem mais de três anos, sempre aberto aos temas de interesse da sociedade.

Assista - O Voz do Trabalhador é exibido todo sábado e domingo, das 19 às 20 horas, na TV Destaque (canal 15 da NET). O programa também pode ser visto pela internet, no site www.d11.com.br.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com
Facebook: www.facebook.com/PereiraMetalurgico

Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 15 de outubro de 2014.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email