Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Ilusões autoritárias

A eleição presidencial foi muito disputada e isso acirrou os ânimos políticos. Por essa razão, certos segmentos da sociedade estão indo às ruas protestar. O protesto é legítimo. Não é legítimo, porém, atacar a democracia e pedir a volta dos militares.

Pessoas de extrema direita são, essencialmente, contra a democracia. Mas elas representam um segmento isolado, sem base social. Outras o fazem por desconhecimento, na ilusão de que um governo autoritário administre melhor, inclusive sem corrupção.

Vivi na ditadura. Iniciei minha militância política e sindical ainda sob o governo ditatorial. Sou testemunha do que foram aqueles anos de sufoco e desmandos.

A primeira vítima da ditadura é a liberdade. A liberdade de imprensa, principalmente. Naquela época, os jornais eram censurados e os jornalistas, caso fizessem críticas mais intensas ou mesmo denúncias fundamentadas, acabavam enquadrados na Lei de Segurança Nacional. O sindicalismo também era vigiado e perseguido. Foram muitos os casos de intervenção, cassação, prisões, torturas, desaparecimentos e  mortes.

Os artistas sofreram com a repressão, pois a censura era implacável, ao impedir a exibição de filmes e espetáculos, retirar livros de circulação e recolher discos com músicas que o regime considerava antipáticas. Até uma inocente peça teatral infantil só podia estrear após ser encenada para um censor, que mexia na obra e fazia cortes.

O trabalhador, ainda que não participasse da vida sindical, também foi duramente prejudicado. A ditadura baixou os decretos-leis de arrocho salarial e aumentou em muito a inflação. Vale recordar que o governo de então desviou dinheiro da Previdência para obras, como a hidrelétrica de Itaipu, ajudando a aprofundar o déficit previdenciário que aí está.

Muitos desavisados alegam que um governo forte evita corrupção. Não é verdade. Havia, como hoje, superfaturamento de obras e escândalos de empresas privadas com dinheiro público. Na prática, era mais difícil denunciar. Ainda assim, ficou famosa a série do jornal O Estado de S. Paulo sobre as “mordomias” no governo. Aliás, a palavra mordomia só se popularizou depois daquelas reportagens.

Hoje, se reclama do mau atendimento à saúde pública. Mas é preciso lembrar que o SUS só foi criado com a Constituição de 1988. Antes disso, a pessoa tinha de se virar na precária rede pública existente ou recorrer ao INPS, que era sinônimo de filas, mau atendimento e desrespeito.

Não existe governo ou regime que só tenha virtudes ou apenas vícios. Há problemas sérios em todos. Porém, na democracia, a sociedade pode descobrir os erros, denunciar os abusos, acionar o Judiciário, mobilizar a imprensa e apontar soluções.

O regime ideal não existe. Mas o melhor até hoje é o sistema democrático. Devemos valorizar a democracia e ampliar seus mecanismos. Aventuras autoritárias, à esquerda ou à direita, podem servir a grupos: jamais ao povo.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com
Facebook: www.facebook.com/PereiraMetalurgico

Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 19 de novembro de 2014.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email