Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Eu acredito em Guarulhos!

Pra ganhar a vida, saí de casa, em Minas Gerais, ainda jovem. Cheguei a Guarulhos em 1978, indo morar no Cocaia. Aqui consegui meu primeiro emprego com registro em Carteira; conheci o sindicalismo; fiz minha carreira profissional e sindical. Aqui, escolhi pra viver com a minha família.

Devo muito a Guarulhos. Acredito no potencial da cidade, no espírito trabalhador do nosso povo e na capacidade de nossos empreendedores e gestores públicos.

Acredito. Porém, sempre observo que falta alguma coisa, que muito pode ser melhorado. E mais: tenho convicção de que todos podem ajudar nesse sentido, a partir de sua própria experiência.

No Sindicato, que presido, temos sido parceiros efetivos da cidade. De várias formas. A primeira é pela própria luta por emprego, emprego decente e distribuição de renda. Este ano, chegamos ao 11º aumento real consecutivo em nossa data-base. No período, o salário dos metalúrgicos obteve 141,48% de reajuste ante INPC de 79,29%.

Também atuamos em outras frentes, como o esporte. O Sindicato tem o mais completo ginásio poliesportivo da região. Há 21 anos, fazemos campeonato de futebol – hoje, o maior certame amador da cidade. Nossa competição de futsal chega à 10ª edição. Mantemos escolinha de futebol, a partir dos seis anos de idade.

Outra atuação reconhecida é o Instituto Cultural e Esportivo Meu Futuro, que há mais de uma década atende crianças e jovens carentes na região do Parque Primavera. Ali eles estudam, se alimentam, praticam esporte. Muitos, ao completar 16 anos e sair do Instituto, são colocados no primeiro emprego. Também apoiamos suas famílias.

Numa época em que tanto se fala em investimentos para o País crescer, lembro que o Sindicato, dentro do que é cabível, tem investido efetivamente em Guarulhos. Aqui, temos sede própria; sede escola; sede dos Aposentados; amplo Clube de Campo; e moderno ginásio poliesportivo.

Não é só isso. Nossa ação política tem levado investimentos aos bairros. Destaco as duas passarelas na Dutra, o asfaltamento da rua Cedibra, no Primavera, entre outras melhorias urbanas obtidas pela ação sindical, muitas vezes combinada com a atuação parlamentar de nosso vereador Heleno Metalúrgico.

Quando desembarquei em Guarulhos, há 36 anos, cheguei querendo construir minha vida aqui. E construí. A cidade me deu oportunidades. Penso que cabe a todos, com algum poder de intervenção, manter acesa essa chama.

Guarulhos precisa crescer, pode e deve. Mas que seja feito com planejamento, com empreendimentos modernos, mão de obra qualificada e crescente melhoria no padrão de vida da nossa gente.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com
Facebook: www.facebook.com/PereiraMetalurgico

Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 10 de dezembro de 2014.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email