Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


O papel do trabalho


Ao longo da história moderna, os trabalhadores sempre procuraram superar a condição de meros vendedores de mão de obra.

A própria formação de Sindicatos e de outras entidades classistas demonstra a vontade da classe trabalhadora de ser mais ativa no processo social.

Nas décadas recentes, cresceu a busca por um protagonismo efetivo. No Brasil atual, vários momentos registram essa disposição dos trabalhadores. Eu cito, como exemplos emblemáticos, o movimento contra a carestia, a luta pela reconquista da democracia e a forte participação no processo constituinte, que resultou na Constituição-cidadã, em 1988.

A classe trabalhadora tem consciência de que é no regime democrático que ela tem condições de empunhar suas bandeiras, expor sua posição política e ir à luta por trabalho decente, conquistas trabalhistas e direitos que fortaleçam a cidadania.

Na busca de mais espaço na economia, na política e na vida social, os trabalhadores procuram meios e caminhos. Um meio, clássico, é a militância partidária. Mas não é o único. Nos últimos anos, a classe trabalhadora aperfeiçoou sua organização, com a criação e consolidação das Centrais Sindicais.

As Centrais hoje ocupam a linha de frente do sindicalismo, e não apenas nas questões estritamente sindicais. Cada Central busca se articular com outros setores, como  universidade, mídia, movimentos sociais,  partidos políticos, o próprio setor produtivo, institutos e órgãos públicos. Com isso, a classe trabalhadora atua para colocar o trabalho no centro do projeto nacional.

Como muitos sabem, sou filiado ao PDT - Partido Democrático Trabalhista -, que se origina no trabalhismo de Getúlio Vargas. Se inspira também em Leonel Brizola e Darcy Ribeiro, e tem em seu centro a valorização do trabalho e a própria soberania nacional. Essa filiação a um partido, no entanto, não impõe condições à minha atuação. Procuro conviver com todos, até porque ninguém é dono da verdade.

Cito o PDT para informar que segunda, dia 18, o Movimento Sindical do Partido se reúne, em Guarulhos, com o presidente nacional Carlos Lupi. Vamos debater um documento com teses e propostas. Os trabalhistas têm uma longa tradição em defesa do interesse nacional. Esse debate é oportuno, especialmente num período em que o Brasil vive crise econômica preocupante e o governo mostra muita fragilidade política.

Vamos debater e definir posições. Da nossa parte, nunca houve nem haverá omissões.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail:
pereira@metalurgico.org.br
Facebook: www.facebook.com/PereiraMetalurgico
Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com.br

Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 13 de maio de 2015.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email