Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


A importância da OIT


Tenho participado, nos últimos dias, da Reunião Anual da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que acontece em Genebra. Trata-se de um fórum amplo, com mais de 160 países.

Fundada em 1919, a OIT exerce o importante papel de orientar sobre as relações de trabalho e firmar normas que buscam garantir trabalho decente. Por isso, é um órgão tripartite. Desta 104ª reunião anual participam representantes de trabalhadores, empregadores e de governos.

Um evento desse porte, com tantos participantes, tem uma pauta variada, que é tratada em grupos de trabalho. Eu, afora outras ações, integro o grupo de sindicalistas de países de Língua Portuguesa. Participo e faço propostas.

Uma das propostas que fiz é pela criação de rede sindical específica. Ou seja, articular grupos sindicais para atuação junto a empresas estabelecidas nesses países. A ideia da rede é propiciar condições para que se estabeleça um padrão de garantias a esses trabalhadores.

Também me preocupa a entrada nesses mercados de produtos fabricados em condições de exploração da mão de obra. Por isso, também levei ao grupo a ideia de que esses países valorizem o produto decente, fixando barreiras para o que, comprovadamente, foi produzido mediante a exploração do trabalhador, especialmente as crianças. No Brasil, alguns direitos estão ameaçados. É hora de unir forças para que não sejam retirados.

Uma discussão produtiva nesta reunião da OIT mobiliza as entidades sindicais dos chamados Brics – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Os dirigentes classistas querem criar mecanismos de proteção e valorização do trabalho no âmbito dos Brics. Já está marcada reunião, para julho, na Rússia. A Força Sindical confirmou presença.

A participação nos eventos da Organização Internacional do Trabalho é um momento de troca de experiências e de aprendizado. A presença de tantos sindicalistas, empregadores e representantes de governos também é um sinal de apoio e valorização das instituições comprometidas com o trabalho decente e a justiça social, como é a OIT.

SRTE - No momento em que faço este artigo, amigos do PDT e do sindicalismo sugerem meu nome para a Superintendência Regional do Trabalho do Estado de São Paulo. Agradeço a confiança e reafirmo que é tarefa de todos nós atuar pelo fortalecimento do Ministério do Trabalho e Emprego, ocupado hoje por um trabalhista histórico, o companheiro Manoel Dias.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail:
pereira@metalurgico.org.br
Facebook: www.facebook.com/PereiraMetalurgico
Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com.br

Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 10 de junho de 2015.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email