Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Centrais e Dieese pelo crescimento


As Centrais Sindicais se reuniram segunda (9) no Dieese, a fim de traçar um plano de ação importante para todos os brasileiros. Esse plano visa garantir empregos e retomar o crescimento econômico, sem o qual a crise econômica afundará o País, com graves consequências sociais.

Como toda caminhada tem um primeiro passo, Centrais e Dieese produziram o documento “Recuperar e fortalecer os empregos – A importância dos setores de petróleo, gás, construção e naval”, indicando que a retomada deve começar por esses segmentos, onde se insere, por exemplo, a Petrobras. A paralisia da petroleira está afetando gravemente extensas cadeias produtivas, com desemprego em massa.

Saúdo Centrais e Dieese e já adianto que nosso Sindicato apoia a iniciativa. Até porque, em nosso Seminário de Avaliação e Planejamento, em fevereiro, definimos o fortalecimento da indústria como um dos pilares da nossa atuação neste ano. Levamos essa resolução à Força Sindical e demos ampla divulgação por meio da mídia.

Mas reparo que a ação conjunta das Centrais deveria ter sido iniciada antes, embora sabendo que tarefas urgentes, como o combate ao nefasto projeto da terceirização e a aprovação do PPE (Programa de Proteção ao Emprego), ocuparam nosso tempo, nosso esforço e nossas energias.

Ao apoiar a iniciativa unitária das Centrais e elogiar o chamamento do setor produtivo a essa luta, observo que precisamos ser amplos na ação e suprapartidários na articulação. A desorientação política que campeia no País pede que tenhamos cautela na condução das ações e fiquemos distantes das disputas político-partidárias.

No encaminhamento de nossas propostas e reivindicações, penso que devemos ser muito francos com governos, ministros, partidos, o Congresso e órgãos do Estado, como o Supremo Tribunal Federal e o TST – Tribunal Superior do Trabalho, entre outros. Devemos expor nossos pleitos e propostas, cobrando resposta e atendimento.

Do setor empresarial produtivo, não podemos excluir ninguém. Mas, ressalvo, não nos alinharemos a projetos personalistas, como, por exemplo, o de Paulo Skaf, presidente da Fiesp, cuja ambição política contamina qualquer iniciativa saudável. Com nossos parceiros do setor produtivo, devemos chamá-los à responsabilidade de que eles não podem se mobilizar apenas para atingir objetivos de seus segmentos, pois a proposta das Centrais é ampla e nacional.

Reafirmo que estamos juntos nessa luta e sugiro que façamos das Câmaras Municipais, Assembleias Legislativas, Câmara e Senado tribunas da nossa causa, que é urgente, justa e vai ao encontro do interesse da classe trabalhadora e da Nação.

José Pereira dos Santos

Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região

E-mail:
pereira@metalurgico.org.br
Facebook: www.facebook.com/PereiraMetalurgico
Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com.br

Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 29 de outubro de 2015.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email