Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


 Renovar a frota nacional


A sociedade possui o dinamismo que falta ao governo. Portanto, em um momento de crise e inércia governamental, é importante que as entidades tomem iniciativas e façam propostas capazes de atender aos interesses da Nação.

Nesse sentido, saúdo a CNTM-Força Sindical e demais entidades Sindicais, e também empresariais, pelo empenho em dar viabilidade ao Plano Nacional de Renovação de Veículos - caminhões, ônibus, veículos leves e motocicletas. A frota brasileira tem 40,9 milhões de autos. Um dos problemas é a idade média, entre 20 e 30 anos, quando, na Europa, é de 10 a 15 anos.

Esse Plano estava previsto pra começar em 1º de janeiro. Mas, devido à sua extensão e complexidade, ainda não tem data certa de entrar em vigor. As partes discutem aspectos técnicos e também mudanças legais, sobre financiamento, fundo e sustentabilidade, entre outros detalhes necessários à renovação.

Para os trabalhadores, o Plano de Renovação é muito importante. Entidades sindicais, empresariais e o Dieese - que assessora os debates - calculam que a implementação do projeto pode resultar na criação de 258 mil postos de trabalho em toda a cadeia produtiva - que vai da produção de aço, passa pelas montadoras e alcança o próprio mercado de sucatas.

Do ponto de vista econômico, os estudos indicam que esse Plano pode acrescentar quase 1 ponto percentual (mais precisamente 0,8) ao nosso PIB - Produto Interno Bruto. Os governos também seriam beneficiados com aumento na arrecadação, da ordem de R$ 20 bilhões.

A crise afetou de forma dramática o setor automotivo, que é grande gerador de empregos diretos e está entre os segmentos que pagam os melhores salários. Em Guarulhos e região, sentimos fortemente o impacto. Cerca de 60% das fábricas de nossa base pertencem ao setor de autopeças. Certamente, o Plano de Renovação de Veículos teria forças para levantar o setor, que se encontra estagnado e tem demitido muito.

Ensina a sabedoria que a crise é também um momento de renovação e geração de oportunidades. O Brasil está em crise e isso nos coloca - trabalhadores, empresários, governo e sociedade - frente a desafios. O Plano Nacional de Renovação de Veículos é um desafio que pode ser alcançado. É um passo concreto pela retomada do desenvolvimento. Sua implementação não pode mais tardar!

Guarulhos, 27 de janeiro de 2016

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
e secretário nacional de Formação Sindical da Força Sindical

E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Facebook: www.facebook.com/PereiraMetalurgico
Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com.br

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email