Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

Vídeo
Nildo fala sobre segurança
e saúde do trabalhador


O diretor Elenildo Queiroz Santos (Nildo), responsável pelo Departamento de Segurança e Saúde do Trabalhador, fala em vídeo sobre os direitos e garantias dos trabalhadores vítimas de acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais, previstos nas leis trabalhistas e em nossa Convenção Coletiva de Trabalho.

Nildo destaca a importância da Convenção, que protege o trabalhador afastado por acidente ou doença ocupacional e amplia os direitos assegurados na CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). “A questão da garantia do emprego tem uma relevância maior quando se trata de um trabalhador que foi injustamente prejudicado pela empresa, seja na questão de acidente do trabalho ou na questão da doença ocupacional”, afirma nosso diretor.

“É importante que todos saibam que a Convenção Coletiva protege o trabalhador, garante direitos, estabelece direito que está acima da CLT, com a garantia de um ano ou até três anos de estabilidade, ou em caso de sequela, o trabalhador pode ficar no emprego e ter a garantia de estabilidade até a aposentadoria, ou até contar o tempo de aposentadoria do INSS”, completa.

Além disso, Nildo explica fala sobre a importância da emissão da C.A.T. (Comunicação de Acidente de Tralhado). “Em caso de doença profissional ou em caso de acidente, as empresas têm a obrigação de reconhecer o problema e emitir a C.A.T.”, diz. E acrescenta: “Infelizmente é comum em boa parte das empresas que o documento não seja emitido”. A emissão da C.A.T. garante um ano de estabilidade ao trabalhador, diferente do auxílio-doença comum.

A entrevista de aproximadamente 9 minutos foi concedida ao jornalista João Franzin, coordenador da Agência Sindical. Assista abaixo.