Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

Miguel coordena as lutas metalúrgicas nacionais

Nosso site retoma a publicação da seção “Personagem do mês”. A reabertura se dá com Miguel Torres,
dirigente metalúrgico paulistano e presidente da nossa Confederação - CNTM. Miguel é vice-presidente
da Força Sindical,
da qual já foi presidente

Ao longo da história brasileira, os metalúrgicos formam uma categoria ativa na luta contra a exploração. Os metalúrgicos sempre se postaram na linha de frente contra a opressão, as injustiças e os regimes autoritários. Em todos os momentos, a categoria defendeu a democracia, buscando, também, direitos sociais trabalhistas e sindicais.

Nos últimos anos, um dos líderes destacados dessas lutas tem sido Miguel Torres. Ele preside o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, a Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos, é vice da Força Sindical – Central que já presidiu – e uma das principais vozes das pautas trabalhista e desenvolvimentista.

Ações e propostas - Miguel é um dos idealizadores do documento “Compromisso pelo Desenvolvimento”, feito em conjunto com importantes setores empresariais, com diretrizes pró-retomada da produção e fortalecimento industrial.

Lidera na CNTM o esforço de implantação do Programa de Renovação Veicular, que visa incentivar a produção, criar milhões de empregos em toda a cadeia produtiva do setor automotivo e preservar o meio ambiente, com a retirada dos veículos velhos e poluidores e o fortalecimento de indústrias de reciclagem.

Ele também integra o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o chamado “Conselhão” da República, onde tem sido uma voz ativa das propostas de valorização do setor produtivo e do mundo do trabalho.

Opinião - “A luta pela retomada do desenvolvimento é fundamental. Tenho sido enfático em criticar as altas taxas de juros e o descontrole da inflação, além de cobrar mais crédito para o setor produtivo e investimentos na indústria nacional, mirando sempre a geração de empregos”, diz Miguel Torres.
Presença cotidiana nas portas de fábrica, junto aos trabalhadores, Miguel lidera ações e negociações com o patronato em defesa do emprego. Ele atua pela unidade do movimento sindical, contra o agravamento da crise, garantir a manutenção e a ampliação das conquistas trabalhistas, sociais e democráticas.

Comunicação - Miguel Torres é grande incentivador da Imprensa Sindical, investindo em novas formas de informação e mobilização da categoria metalúrgica como, por exemplo, o informativo “Luta Sindical Diária” (que pode ser acessado aqui). Sob sua presidência, a CNTM promove encontros de comunicação entre jornalistas e dirigentes.

Trajetória - Miguel Torres nasceu em 1º de outubro de 1958, em São Paulo. É casado pela segunda vez e pai de três filhas. Começou a trabalhar na área metalúrgica aos 14 anos, tendo passado pelas empresas Parafusos Jamberth, Ind. Coimbra, Honda Motor, Faróis Cibie e Ind. Elet. Cherry.

É ativista sindical desde 1979. Em 1998, coordenou a Campanha de Arrecadação de Alimentos aos Irmãos Nordestinos e, em 2000, a Marcha da Classe Trabalhadora a Brasília pelo pagamento das perdas do FGTS e aumento do salário mínimo. Foi suplente de diretoria, 3º vice-presidente e secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes. É presidente do Sindicato desde dezembro de 2008. Foi eleito em dezembro de 2011 presidente da CNTM, tendo sido reeeleito presidente em novembro de 2015. É vice-presidente da Força Sindical. Assumiu em outubro de 2013 a presidência da Força Sindical, função exercida até janeiro de 2016.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email