Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

Sindicato realiza seminário sobre
saúde e direitos do trabalhador

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) adotou, desde 2003, o dia 28 de abril como Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. No Brasil, a celebração foi reconhecida oficialmente em 2005. A data foi instituída para lembrar o grave problema enfrentado por trabalhadores do mundo inteiro e a necessidade de combater esses males através da conscientização e da prevenção.

Para lembrar a data, além de reafirmar nosso compromisso com a defesa da saúde e segurança no ambiente de trabalho, nosso Sindicato realiza todo ano ações que informam e orientam os trabalhadores sobre prevenção aos acidentes e defesa dos seus direitos.

Nesta quinta (28), estão programadas algumas ações em portas de fábricas, com distribuição de panfletos e folhetos explicativos. Porém, o grande evento sobre o tema acontecerá na sexta (29), com a realização do Seminário de Saúde e Segurança do Trabalhador. Será a partir das 8h30, no auditório da sede (rua Harry Simonsen, 202, 5º andar, Centro).

O diretor Elenildo Queiroz Santos (Nildo), que coordena nosso Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador, comenta: “Mais de 200 pessoas confirmaram presença no seminário. São cipeiros, médicos e engenheiros do Trabalho, técnicos em Segurança no Trabalho, metalúrgicos sindicalizados e estudantes. Serão desenvolvidas várias atividades”.

Programação - O Seminário terá três palestras, todas com especialistas sobre prevenção e combate a acidentes e doenças do trabalho. Confira os temas:

1 - “O aprendizado dos fatos (fatores de risco) para incorporação da Saúde do Trabalhador no sistema de gestão das empresas” – Com Maria Maeno (médica do Trabalho, pesquisadora da Fundacentro e assessora do centro colaborador da Organização Mundial da Saúde);

2 - “O diagnostico da Saúde do Trabalhador no Estado de São Paulo” – Com o José Carlos do Carmo (Auditor Fiscal do Trabalho, médico sanitarista e do Trabalho no Cerest/SP);

3 - “A importância da comunicação como ferramenta da prevenção de Riscos Ambientais e dos Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho” – Com José Antonio da Silva (consultor técnico da Qualiprev Ergonomia e Saúde).

O encerramento do seminário será com sorteio de vários brindes. Todos que participarem receberão certificado.


2014 - Diretores e trabalhadores reunidos durante Seminário de Saúde e Segurança do Trabalhador

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email