Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Sindicalismo  e meio ambiente


Domingo último, 5 de junho, marcou o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data é mais lembrada pelos ecologistas. Mas deveria ser lembrada e comemorada por todos. Afinal, a natureza não é algo externo ao ser humano. Nós somos parte da natureza, integramos um ecossistema e temos responsabilidade pela sua conservação.

Nosso Sindicato tem essa compreensão. Mais que isso: tem compromisso com a causa ambiental, a começar pelo saneamento básico. Saneamento é indispensável à qualidade de vida e sem ele crescem as doenças, principalmente as que afligem as crianças. A falta de condições sanitárias está na raiz da mortalidade infantil.

A consciência ecológica vem crescendo e os ambientalistas já formam um importante grupo de pressão. Isso é bom, mas não basta. A meu ver, essa luta tem de ter foco, para que a conservação ambiental, a preservação dos ecossistemas, a pureza dos mananciais e a qualidade do ar beneficiem principalmente os povos mais carentes. Afinal, quem mora em local degradado e nas beiras de rios poluídos é a gente mais pobre.

Não acho que se deva politizar tudo, mas o enfrentamento da questão ambiental tem um corte classista. A devastação ambiental prejudica a todos. Porém, é evidente que os mais abastados têm mais meios de se proteger, morando em locais preservados, com ar mais limpo, áreas verdes e sem tanta contaminação.

A defesa do meio ambiente estimula discursos. Mas exige prática. Nosso Sindicato mantém quatro alqueires de Mata Atlântica no Clube de Campo. No local, preservamos nascentes e também cuidamos para que se mantenha limpa a água do córrego que corta o Clube.

Também atuamos nas fábricas e somos pioneiros em estimular que Cipas e Sipats incorporem em seus programas a preservação de mananciais, a conservação de espécies, o reaproveitamento de sucata e enxerguem o local de trabalho como um elo do ecossistema.

Vale registrar que, no segundo turno da eleição municipal de 2008, entregamos carta ao então candidato Almeida, na qual ele se comprometeu a tratar os esgotos; Guarulhos não tinha esgoto tratado. Portanto, os poucos avanços de lá para cá se devem principalmente a uma iniciativa metalúrgica.

Por todas essas ações em prol do meio ambiente, o Sindicato já recebeu diversas vezes o Selo Ambiental da Câmara Municipal. E, certamente, receberá outras distinções futuras, pois, no sindicalismo-cidadão praticado pela entidade a defesa do meio ambiente é prioridade. Defender a natureza é, acima de tudo, mostrar amor pela vida.

José Pereira dos Santos
Presidente licenciado do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
e secretário nacional de Formação Sindical da Força Sindical

E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Facebook: www.facebook.com/PereiraMetalurgico
Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com.br

Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje do dia 8 de junho de 2016.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email