Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

Nildo Queiroz
Luta incansável pela saúde
e segurança do trabalhador


O Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador foi implantado no Sindicato há 16 anos. Desde então, tem como diretor responsável Elenildo Queiroz Santos (Nildo). Ele possui trabalho ativo nas questões de saúde e segurança, e não é mentira se afirmar que sua luta é diária. Nildo, que nesta quarta (30) comemora 47 anos de vida, é o Personagem do mês em nosso site.

Nildo assume presidência do Diesat no dia 29 de julho


Vida - Nascido em Vitória da Conquista (BA), este baiano veio com a família para São Paulo aos cinco anos de idade. “Primeiro moramos na Zona Leste da Capital, mas em 1989, com 20 anos de idade, vim para Guarulhos e aqui construí minha vida profissional”, conta.

Até 1989, Nildo trabalhava no Banco Itaú e, naquele ano, arrumou uma vaga na Bardella (Cidade Satélite, Cumbica). Começou na parte administrativa e, após fazer curso no Senai, passou a ser mecânico de manutenção.

Neste período casou-se com Edilândia, com quem tem quatro filhos (Tamina, Juan, Bruno e Vitor). Recentemente passou a ser responsável pelo sobrinho Matheus, de 14 anos. “Eu o adotei após a morte do meu irmão. Cuido de toda parte referente à saúde do meu sobrinho”, relata.

Estudo - Em 2000, Nildo entrou para a diretoria do Sindicato. Mesmo com a nova atividade, não deixou de buscar aperfeiçoamento. Além do curso no Senai, formou-se técnico em Mecânica pela Escola Federal do Brasil e possui dois diplomas universitários: Serviço Social pela Universidade Cruzeiro do Sul e Bacharelado Interdisciplinar em Ciências do Trabalho pela Escola Dieese de Ciências do Trabalho. Atualmente, faz pós-graduação em Economia e Trabalho na faculdade do Departamento Intersindical de Estatística e estudos Socioeconômicos.

Como coordenador do Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador no Sindicato, Nildo se especializou em ministrar palestras sobre os temas. “Apesar de todas as dificuldades, procuramos orientar os trabalhadores a se cuidarem, evitando acidentes nos ambientes de trabalho. Infelizmente, os números de ocorrências ainda são preocupantes, mas não vamos desistir da luta”, comenta.

No final de julho, Nildo assumiu a presidência do Diesat (Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho). Fundado em 1980, o Diesat pesquisa questões pertinentes à saúde e segurança do trabalhador e assessora o sindicalismo. Além disso, ele também integra o Conselho Gestor do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador e a Coordenação de Saúde da Força Sindical-SP.

Recado - Com toda sua experiência, Nildo deixa um recado importante para os trabalhadores: “É muito importante que os companheiros tenham organização e consciência de sua classe dentro do local de trabalho. Só assim poderemos acabar com a série de acidentes e ter uma categoria ainda mais forte, com união de todos em busca de nossos objetivos”.



Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email