Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


O direito das Crianças
Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 12 de outubro de 2016.

Josinaldo José de Barros (Cabeça)
Presidente em exercício
do Sindicato dos Metalúrgicos
de Guarulhos e Região
www.facebook.com/josinaldo.cabeca.1
josinaldo@metalurgico.org.br

Os que me conhecem sabem a admiração que tenho por Leonel Brizola. Respeito muito Brizola por várias razões: coragem, nacionalismo, honestidade, compromisso com os trabalhadores e, principalmente, sua real dedicação à causa da Educação.

O estadista gaúcho sabia que a Educação é a ferramenta que garante o mínimo de igualdade de oportunidades. E ele mesmo havia vivido na pele essa experiência – filho de pobre, órfão de pai antes dos dois anos, Brizola, a muito custo, conseguiu estudar numa escola Metodista. Esse estudo lhe abriu as portas para o serviço público, por concurso, e pavimentou sua carreira política.

A Educação beneficia toda a sociedade. Mas beneficia principalmente a criança, considerando-se que a escola não apenas ensina matérias, mas ensina também convivência social, sentimento cívico e, num país pobre, alimenta os alunos. Com má alimentação e poucas proteínas, o cérebro não se desenvolve e o aprendizado fica prejudicado, perpetuando as diferenças sociais.

O grande Brizola sempre investiu em escolas. Quando governou o Rio Grande do Sul, nos anos 50, construiu 6.300 escolas (sim, 6.300!), entre grupos escolares, ensino médio e ginásios técnicos. Quando governou o Rio de Janeiro, nos anos 80, construiu 500 Cieps e instituiu, paralelamente, programa de nutrição às gestantes, para que o feto se desenvolvesse e o bebê nascesse com vigor.

Muitos constroem pontes, viadutos, túneis; outros fazem presídios, fecham escolas, cortam investimentos em Educação. Brizola fez o contrário: em seu primeiro governo no Rio, dedicou 54% do orçamento para a Educação, incluindo uma fábrica de escolas (brizolões) na Baixada Fluminense. Observem: ele é o governante que mais escolas construiu em toda história, no Brasil e no mundo.

Digo tudo isso porque 12 de outubro é o Dia da Criança. Todos se dizem amigos das crianças, fazem promoções, organizam festas, publicam mensagens construtivas. Tudo isso é bonito. Mas, no meu entender, a melhor maneira de ajudar as crianças e lhes propiciar dignidade é com educação pública de qualidade, matérias adequadas à realidade, boas instalações e respeito aos professores, inclusive com salários dignos.

Vamos festejar o Dia da Criança, sim. Mas vamos, todos, nos somar para que haja investimentos em Educação, as escolas tenham mais qualidade e nossas crianças possam ter direito a um futuro melhor, justo e mais democrático.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email