Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

Ato em defesa da Justiça do Trabalho
reúne mais de 200 sindicalistas

Cerca de 200 sindicalistas, de diversas categorias profissionais, se reuniram na manhã desta sexta (21), na Praça Getúlio Vargas, para denunciar os ataques do governo Temer aos direitos e conquistas trabalhistas. O ato em defesa da Justiça do Trabalho teve a presença maciça da diretoria e assessores do nosso Sindicato.

Também participaram dirigentes de vários Sindicatos, como Metalúrgicos de São Paulo, Servidores de Guarulhos, Têxteis, Trabalhadores na Alimentação e dos Transportes.

A Justiça do Trabalho foi criada em 1934, pelo presidente Getúlio Vargas, para auxiliar na resolução de problemas nas relações de trabalho e garantir respeito aos direitos.

Porém, o que se vê hoje é o governo reduzindo o orçamento dos tribunais trabalhistas, enquanto a classe patronal tenta aprovar no Congresso Nacional projetos que prejudicam os trabalhadores, como o que libera as terceirizações sem qualquer restrição.

Nosso presidente em exercício, Josinaldo José de Barros (Cabeça), ressalta que não se pode aceitar que a estrutura da Justiça do Trabalho seja sucateada, a partir das restrições orçamentárias impostas pelo Poder executivo. Também não é possível permitir a substituição de leis por regras aprovadas na marra e impostas pelo mais forte.

"As reformas que o governo está tentando impor são para escravizar os trabalhadores. Não podemos ficar parados, esperando que nos tirem todos os direitos", afirma.

Cabeça denunciou também que, recentemente, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, concedeu liminar suspendendo todos os processos e decisões da Justiça do Trabalho que discutam a aplicação de ultratividade, mecanismo que garante a validade das normas coletivas enquanto não for firmado uma nova Convenção Coletiva.

Após o final da manifestação, os dirigentes seguiram para a Justiça do Trabalho, na avenida Tiradentes, onde entregaram uma Carta Aberta à juíza titular da 2ª Vara do Trabalho, Maria de Fátima Alves Rodrigues Bertan.


Nosso Sindicato compareceu em peso à manifestação em defesa da Justiça do Trabalho

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email